Espiritanos: Padre irlandês é o novo superior geral

John Fogarty, de 60 anos, foi eleito durante reunião magna da congregação religiosa, que decorre na Tanzânia

Bagamoyo, Tanzânia, 11 jul 2012 (Ecclesia) – O padre irlandês John Fogarty, de 60 anos, foi eleito como superior geral da congregação católica dos Espiritanos para os próximos oito anos, anunciou hoje o instituto religioso em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A escolha teve lugar durante a 20.ª assembleia mundial de responsáveis da congregação, na cidade tanzaniana de Bagamoyo.

O novo responsável máximo dos Espiritanos foi missionário no Gana e trabalhou nas províncias da Irlanda e Estados Unidos da América, tendo integrado o conselho geral do instituto religioso entre 1998 e 2004

O Capítulo Geral dos Espiritanos conta com a participação do provincial da congregação em Portugal, padre Tony Neves.

Os 115 participantes de várias partes do mundo estão reunidos até ao próximo dia 22, sob o lema ‘Sede fervorosos no Espírito’, para avaliar a atuação da congregação, eleger o novo superior geral e o seu conselho, além de lançar os objetivos para os próximos anos.

O encontro decorre pela primeira vez em África: os Espiritanos alemães chegaram à Ilha de Zanzibar em 1863 para apoiar a libertação dos escravos e dali rumaram a Bagamoyo, na costa continental do Índico, onde chegaram em 1868.

Os Missionários do Espírito Santo foram fundados a 27 de maio de 1703, em França, por Poullart des Places, estando hoje presentes em mais de 60 países dos cinco continentes através de três mil padres e religiosos.

A congregação, dedicada ao apoio humano, económico e cultural às populações desfavorecidas, particularmente no Terceiro Mundo, chegou a Portugal em 1867, contando com nove comunidades onde vivem cerca de 200 membros.

RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top