Espiritanos: Animadores Sem Fronteiras

Eram 59, vindos dos 45 grupos de Jovens Sem Fronteiras do norte a sul do país, de 26 a 28 de Novembro. ‘Conhecer para Ser’ foi o tema do Encontro Nacional de Coordenadores e Animadores que começou com a Palavra de Deus.

A nova Exortação Apostólica de Bento XVI, saída das reflexões do Sínodo dos Bispos, deu o tom à manhã de sábado, orientada pela Irmã Lucilina, Espiritana.

A tarde foi dedicada ao Plano de Formação JSF traçado até 2013, ano em que o Movimento comemora 30 anos de Missão.

Como a Missão nasce da Espiritualidade, a noite foi sobre o lugar da Oração na vida do Animador, com a orientação da Irmã Glória Lopes. Não só se aprofundou o que é a Oração, mas os jovens rezaram com a Palavra de Deus.

O domingo começou com uma reflexão sobre Voluntariado Missionário, orientada por Faustino Monteiro, seguida da animação da Eucaristia na Igreja da Casa de Saúde, com a participação de numerosos doentes e pessoas que vivem nas povoações próximas.

‘Ser JSF sempre e em toda a parte’ foi o momento preparado para o fim da manhã.

A ONGD Sol Sem Fronteiras veio partilhar com os animadores a importância de apoiar projectos de desenvolvimento e solidariedade em África e de congregar esforços para a realização do projecto Ponte e das experiências de Voluntariado Missionário.

Por fim, Beatriz Morgado, ex-presidente dos JSF, partilhou a sua longa experiência de animação e missão.

Uma ‘Celebração de Envio’ conclui os trabalhos em sintonia com os seis jovens que seriam ordenados Diáconos nos Jerónimos nesta tarde de domingo.

Duas notícias marcaram o encontro: a ‘Ponte 2011’ vai realizar-se em Kalandula – Angola, durante o mês de Agosto; o XXIII Encontro Nacional JSF vai realizar-se de 7 a 9 de Outubro em Godim- Régua.

Tony Neves

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top