Inspirada no Evangelho de São Mateus, instalação de Timothy Schmalz é um convite a ver Cristo nos mais marginalizados da sociedade

Santiago de Compostela, Espanha, 22 jul 2025 (Ecclesia) – A escultura «Homeless Jesus» (Jesus sem-abrigo), de Timothy Schmalz, que convida a olhar para os mais excluídos, foi hoje inaugurada e benzida no Centro de Acolhimento de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha.
A obra apresenta Jesus deitado num banco, envolto num cobertor, com o rosto coberto, e é uma representação visual de Mateus 25, uma passagem bíblica que sublinha a presença de Cristo entre os marginalizados.
O único sinal que revela a sua identidade são as feridas visíveis nos pés.
Após benzer a escultura, o arcebispo de Santiago de Compostela, D. Francisco José Prieto Fernández, destacou como são oportunas obras como “Homeless Jesus” e Anjos inconscientes (na Praça de São Pedro, no Vaticano) e agradeceu ao autor e patronos por quererem que a obra inaugurada ficasse instalada no Gabinete do Peregrino.
“O peregrino que chega a Santiago segue um caminho e tem um destino. Mas isso também nos lembra tantos que percorrem os caminhos sem saber que meta ou horizonte os espera. Alguns nem sequer têm paredes para os abrigar ou um teto para os cobrir”, afirmou, informa ‘La Machi – Comunicação para Boas Causas’.
D. Francisco José Prieto Fernández considera importante “valorizar este trabalho e o que ele representa – não apenas para os crentes”.
“Perante esta realidade, todos nós devemos ter um sentido partilhado de consciência e um compromisso que reconheça a nossa humanidade comum”, assinalou.
Representantes da Arquidiocese de Santiago, autoridades eclesiásticas, responsáveis do Gabinete do Peregrino, funcionários locais e muitos peregrinos reuniram-se para testemunhar a inauguração da obra, no âmbito da semana de celebrações em honra do Apóstolo Santiago.
Para o autor, a peça convida “a ver Cristo onde menos” se espera, “num banco, exposto ao frio”.
“O facto de não olharmos para os outros também faz parte da mensagem. Quantas vezes ignoramos aqueles que dormem nas portas, nos bancos ou debaixo das pontes? Eles são verdadeiramente invisíveis na nossa sociedade”, observou.
Segundo Timothy Schmalz, “este banco não é apenas uma escultura, é um convite a sentar-se ao lado de Cristo”, “é um espaço espiritual” que chama à ação de todos, confrontando com a responsabilidade que cada um tem para com a humanidade.
“Depois de criar esta peça, nunca mais olhei para um sem-abrigo da mesma forma. Agora vejo Jesus”, revelou o artista.
A escultura «Homeless Jesus» já foi instalada em mais de 100 cidades em todo o mundo, incluindo Nova Iorque, Londres, Madrid e Roma.
“Essa é a magia da arte: o seu poder de cristalizar o Evangelho e trazê-lo para as ruas como uma lembrança eterna”, expressou Schmalz.
O local eleito para acolher a obra, Casa do Peregrino, é um dos sítios mais simbólicos do Caminho de Santiago, onde são recebidos milhares de peregrinos que, depois de percorrerem centenas de quilómetros, encontram a imagem de Cristo humilde e sofredor, próximo dos mais esquecidos, assinala a ‘La Machi – Comunicação para Boas Causas’.
O Caminho de Santiago é uma antiga rota de peregrinação percorrida por milhares de pessoas todos os anos para visitar as relíquias do Apóstolo Santiago em Santiago de Compostela, Espanha.
LJ/PR
Fátima: Santuário vai inaugurar obra «Jesus sem-abrigo» no Dia Mundial dos Pobres