Encontro nacional reúne mais de 21 mil participantes
Lisboa, 30 jul 2017 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar esta segunda-feira o 23.º ACANAC, encontro nacional que reúne mais de 21 mil escuteiros em Idanha-a-Nova.
A iniciativa tem como lema ‘Abraça o Futuro’, partindo dos apelos do Papa Francisco, na encíclica ‘Laudato Si’, em defesa da “Casa Comum”.
“Este é o momento ideal para colocar a natureza no foco de todas as atenções”, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Além de 21 500 participantes, incluindo 3800 adultos voluntários, os números do acampamento nacional dos escuteiros incluem 4 mil tendas, 32 mil estacas, 400 autocarros, 320 canoas, 5 mil coletes de salvação, 2 supermercados e 2 restaurantes com serviço para 3000 e 3500 pessoas diariamente.
O espaço conta com uma arena para 25 mil pessoas e vai acolher 300 workshops ao longo da próxima semana, com a participação de 185 escuteiros estrangeiros, vindos de 9 países.
Esta segunda-feira, além de Marcelo Rebelo de Sousa, vão passar pelo campo os secretários de Estado da Educação, João Costa (em representação do ministro da Educação), e da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.
Entre as várias personalidades eclesiásticas que vão visitar o Acanac inclui-se o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Joaquim Mendes.
A nova capela do Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE) do Corpo Nacional de Escutas, denominada Capela de Nossa Senhora de Fátima, vai receber a “inédita visita da Imagem Peregrina de Fátima” que ali vai permanecer durante todo o acampamento nacional deste movimento católico.
O Santuário de Fátima aproveita também as celebrações do Centenário para oferecer ao CNAE uma imagem de Nossa Senhora.
O Corpo Nacional de Escutas sublinha que os escuteiros são voluntários em múltiplas causas, “nomeadamente na retaguarda dos bombeiros e em outras ações da Proteção Civil”.
“Workshops, jogos escutistas, missões variadas, são oportunidades de aprender o que é sustentabilidade, gestão de recursos, proteção, muita alegria e felicidade”, acrescenta o comunicado.
A iniciativa, que decorre até 6 de agosto, vai estar no centro das emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública entre segunda e sexta-feira, pelas 22h45.
OC