23 ª Conferência Europeia de Escuteiros decorre na Croácia

(Da esquerda para a direita: Matthias Gerth, Julijana Daskalov, Joaquim Freitas, Lars Kramm, Elena Sinkevičiūtė, Martin Persson)

Lisboa, 27 ago 2019 (Ecclesia) – O português Joaquim Castro Freitas foi eleito hoje como membro do novo Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista, para o triénio de 2019-2022, anunciou o CNE – Escutismo Católico em Portugal.

A escolha decorreu durante a 23 ª Conferência Europeia de Escuteiros, em curso na Croácia.

O atual chefe nacional-adjunto do CNE, integra uma equipa que conta ainda com Julijana Daskalov (Macedónia do Norte), Matias Gerth (Suíça), Lars Kramm (Alemanha), Martin Persson (Suécia) e Elena Sinkeviciute (Lituânia).

Joaquim Freitas, de 35 anos, é o terceiro português a assumir estas funções, na história do Escutismo.

Técnico da Agência Erasmus+ e coordenador português da rede Europeia de informação aos jovens (EURODESK), foi também presidente da Assembleia Geral do Conselho Nacional da Juventude.

“Assume agora o seu lugar na liderança da Região Europeia do Escutismo, levando a sua experiência no CNE a um outro nível, que havia já iniciado como Secretário Internacional do Corpo Nacional de Escutas e da Federação Escutista de Portugal, e como representante nacional em grandes eventos como o Jamboree Mundial do Japão e diversas Conferências Europeias”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Joaquim Freitas considera que esta eleição “é uma honra extraordinária e uma responsabilidade”.

“Servir o Movimento Escutista Mundial e a Região Europeia num tempo tão desafiante é também estar muito consciente do papel do escutismo na educação para a Paz, na capacitação de jovens para a participação e para o envolvimento dos jovens nas suas comunidades e no seu futuro, oferendo um projeto educativo que lhes permite um espaço seguro de aprendizagem e felicidade, trabalhando para a construção de um mundo melhor”, acrescenta.

A 23ª Conferência Europeia do Escutismo (WOSM) e a 16ª Conferência Europeia de Escuteiros e Guias (WAGGGS), que decorrem em Split, na Croácia, reúnem cerca de 400 representantes das Associações que integram a Organização Mundial do Movimento Escutista e ainda a Associação Mundial de Guias e Escuteiros.

OC
Notícia atualizada às 16h33

Partilhar:
Share