Escutismo: Jaime Gama e Pinto Monteiro receberam Corpo Nacional de Escutas

Associação apresentou «Carta dos Deveres do Homem» na Assembleia e na Procuradoria-Geral da República

Lisboa, 21 Jan (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) foi recebido esta Quarta-feira pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e pelo procurador-geral da República, Pinto Monteiro, revela um comunicado daquela instituição agregada à Igreja Católica.

As audiências tiveram como objectivo divulgar aos órgãos de soberania mais relevantes a acção do CNE e o projecto da ‘Carta dos Deveres do Homem’, que “consagra a formação para a responsabilidade individual” e a promoção dos direitos humanos.

Jaime Gama reconheceu que o Escutismo Católico é “um dos mais importantes movimentos de jovens dos nossos dias”, refere a nota de imprensa.

O CNE espera que estes encontros contribuam para que a ‘Carta dos Deveres do Homem’, “projecto inovador e responsável na melhoria da vida colectiva”, alcance “um maior conhecimento da sociedade”.

O Escutismo Católico aguarda novas audiências para apresentar a ‘Carta’, documento que foi um dos candidatos ao Prémio dos Direitos Humanos 2010 promovido pela Assembleia da República, ao mesmo tempo que vai manter actividades de dinamização do projecto.

A ‘Carta dos Deveres do Homem’, elaborada por jovens dos 14 aos 22 anos com a colaboração de personalidades “de mérito reconhecido”, foi apresentada a 10 de Dezembro de 2009, dia em que se assinalou o 61.º aniversário da adopção da Declaração Universal dos Direitos do Homem por parte da ONU.

O Corpo Nacional de Escutas, assinala o comunicado, “é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial”, que em Portugal conta com um efectivo de “60 mil jovens e de 12 mil adultos”.

A instituição, que não tem fins lucrativos e reivindica um estatuto não político e não governamental, tem como finalidade a formação de jovens dos 6 aos 22 anos.

RM

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR