Equipas de Nossa Senhora: «A família é a primeira escola de sinodalidade» – irmã Nathalie Becouart

XIII Encontro conta com 400 participantes portugueses

Turim, Itália, 20 jul 2024 (Ecclesia) – A irmã Nathalie Becouart, subsecretária da Secretária-geral do Sínodo dos Bispos, disse no XIII Encontro Internacional das Equipas Nossa Senhora, a decorrer na cidade de Turim, que a sinodalidade “aprende-se a partir da família”.

“A sinodalidade aprende-se com a experiência, nomeadamente, a partir da família, como a primeira escola de sinodalidade”, referiu a religiosa numa conferência aos membros das equipas de Nossa Senhora.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA destacou a conferência da irmã Nathalie Becouart, apresentando a sinodalidade “como fruto do Concílio Vaticano II”.

“Aprendestes e continuais a aprender a caminhar juntos, como marido e mulher, mas também para muitos de vós, como pai e mãe, com os vossos filhos, escutando o espírito para discernir-te pessoalmente e como casal como viver concretamente esta vocação à comunhão para fortificar na Igreja e no mundo”, explicou.

Os participantes no XIII Encontro Internacional puderam ainda ouvir testemunhos, nomeadamente de um casal Pilar e Filipe Calabero, provenientes da Colômbia, que apresentaram a sua “história de perseverança na redescoberta do amor e da comunhão entre eles e com a Igreja”.

“Sendo um casal separados e casados de novo, tendo sofrido a rejeição da comunhão com a Igreja, foram acolhidos por casais das equipas de Nossa Senhora que ajudavam casais em situações irregulares a alcançarem o seu espaço de oração, apoio mútuo e crescimento espiritual na relação com Deus, até conseguirem regularizar a sua situação conjugal”, regista o comunicado.

O encontro internacional decorre na ‘Inalpi Arena’ da cidade italiana de Turim, até domingo, com a participação de 400 portugueses.

Durante os cinco dias do encontro, os membros do movimento assistem a conferências, testemunhos, celebrações eucarísticas, apresentações teatrais, e ter momentos de oração e adoração, de espiritualidade conjugal, equipas mistas e visitas a lugares, informa o sítio online da iniciativa.

O Encontro Internacional de Equipas de Nossa Senhora já passou por Lourdes, em França (1954, 1965, 1988); por Roma, Itália (1959, 1970, 1976, 1982); e Fátima (1994).

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um Movimento de Espiritualidade Conjugal reconhecido pela Santa Sé como uma Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício.

LS/OC

Partilhar:
Scroll to Top