Envolver toda a Igreja na reflexão pastoral

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) enviou uma carta a todos os responsáveis eclesiais, desafiando-os a darem um contributo mais efectivo para o projecto «Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal»

O documento, assinado pelo presidente da CEP, D. Jorge Ferreira Ortiga, foi remetido para todos os bispos e delegados diocesanos envolvidos, à Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, e aos Movimentos e Obras de Apostolado, através da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Com base nas reflexões presentes no instrumento de trabalho, a CEP convida todos a centrarem a sua atenção no “discernimento pastoral”, na procura dos sinais de Deus na sociedade, dos desafios que se levantam à missão da Igreja, avaliando também de que forma é que essa missão é cumprida nos dias de hoje, na realidade de cada diocese.

O objectivo desta “leitura da realidade actual”, de que fala a carta, é “tirar conclusões práticas para a acção pastoral eclesial”.

Até Março do próximo ano, a CEP pretende recolher todos os contributos dos diversos organismos que receberam esta carta, apelando a uma reflexão “coordenada, organizada e sintetizada”.

O desafio da CEP dá continuidade a uma discussão profunda do papel da Igreja em Portugal, iniciada em Abril com a aprovação do documento “Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal”.

Outro passo foi dado em Junho, com a dedicação das Jornadas Pastorais do Episcopado às “interpelações socioculturais” da situação actual do país.

Mais recentemente, a CEP anunciou também a realização de uma sondagem à sociedade civil, com a colaboração da Universidade Católica.

Através deste estudo de opinião, a Igreja procura concretizar outros dos aspectos fundamentais deste grande projecto: perceber as causas e encontrar soluções para um afastamento cada vez maior das pessoas da prática religiosa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top