Programa em Desenvolvimento Humano Integral abre vagas para sete jovens
Lisboa, 03 dez 2021 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa lança o primeiro programa de bolsas de pós-doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral (DHI), que “pretende fazer ciência pelo bem-comum”, com vagas para sete jovens e inscrições até ao fim de dezembro.
“Os jovens portugueses, com doutoramento em qualquer área científica, têm a oportunidade de se candidatarem ao programa DHI até ao final do ano. As vagas contam com financiamento mensal, com subsídio de família, de viagem, de apoio à investigação, e uma visita ao Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, em Roma”, informa a instituição, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O programa arranca em fevereiro de 2022.
Os projetos são aplicados às periferias da humanidade, “com uma metodologia que sai das paredes da Universidade” e um programa que “conta com formações em Liderança, ou Ética, para além de encontros de trabalho em grupo, ou com mentores sénior, no campus da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa”.
“O tema desta primeira edição dedica-se às Periferias da Humanidade, refere-se à condição de vida afetada pela marginalização, abandono, dor, privação, perda de sentido e esperança. Os pobres, doentes, marginalizados, itinerantes, deslocados, ciganos, prisioneiros, solitários, e pessoas que vivem e trabalham no mar ou na estrada, devem ser aqueles que beneficiam das iniciativas de assistência, cuidados e promoção humana, social e espiritual deste grupo de investigadores”, pode ler-se.
A Universidade Católica Portuguesa, com o apoio da “Porticus”, uma organização internacional lança este Programa de Pós-Doutoramento que pretende “motivar um futuro de paz e esperança, através de um caminho prático e interdisciplinar”.
As candidaturas estão abertas até 31 de dezembro.
SN