Ensino: Escolas católicas querem ser proposta credível na Igreja e na sociedade

Programa para 2013/2014 arranca com projeto de solidariedade

Lisboa, 07 ago 2013 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC) apresentou o plano de atividades para 2013/2014 onde têm como missão, “fazer cultura de Escola Católica, assente numa antropologia cristã, como proposta credível à Igreja e à sociedade”.

Depois da missão, a outra linha orientadora da Associação é “apresentar caminhos de partilha e comunhão potenciadores de escolas de referência humana, pedagógica, artística e religiosa no panorama educativo português”, revela o programa anual, a que a Agência ECCLESIA teve acesso.

A APEC quer criar condições para que escolas “de matriz católica desejem ser reconhecidas como escolas católicas”.

Do plano destaca-se a iniciativa nacional, a 5 de outubro de 2013, para toda a comunidade educativa que pretende ser a “expressão” desta identidade católica.

Para a concretização deste projeto de solidariedade a APEC pretende a recolha de donativos, “produtos alimentares e outros bens essenciais à exceção de roupas”, em pequenas superfícies comerciais e nos “produtores locais interessados”, nas áreas de influência das escolas.

A APEC prevê atuar em oito áreas de cooperação como a incrementação do projeto “economia de comunhão”; ampliar a rede de associados; cimentar ações de formação em parceria com instituições de ensino superior ou cooperar com instituições nacionais na defesa da liberdade de educação.

O plano apresenta várias iniciativas de formação destinadas aos encarregados de educação, aos alunos, ao pessoal docente e aos funcionários de cada instituição de ensino.

No “plano integrado e sequencial de formação” os professores têm um retiro, de três dias, com o padre jesuíta Mário Garcia em outubro.

Como temáticas específicas estão previstas três formações: no âmbito da educação sexual – com uma série de sessões/workshops em diversos locais; no âmbito disciplinar “com encontros de formação, potenciando recursos” e, ainda, encontros de experiência dos novos manuais escolares de matemática, coordenados pelo Colégio S. Tomás, de Lisboa.

Para os diretores e professores coordenadores, o plano formativo contempla a segunda edição do curso de pós-graduação em Administração Educativa, uma parceria com a Universidade Católica do Porto, que começa em novembro se tiver um número mínimo de 20 alunos.

A “Fundação SNEC e a APEC prestam apoio financeiro aos formandos”, explica o documento.

Para os estudantes estão previstos encontros, de um dia, no norte, no centro e no sul do país, respetivamente, para os alunos do 5.º, 7.º e 10.º ano de escolaridade.

“Embora se destine preferencialmente para uma determinada zona, o convite será lançado a todas as Escola Católica”, explicam e aconselham, para encurtar distâncias a quem não se pode deslocar, o uso das tecnologias de comunicação.

Os estudantes responsáveis de “grupos de missão” têm a sua reunião em Fátima, no dia 15 de março de 2014.

Para os pais foram programados três encontros, em datas a confirmar, onde se destaca o encontro nacional, no Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto.

Por sua vez, os assistentes operacionais têm duas iniciativas, em 2014: o encontro nacional, em Fátima, e uma formação especializada, destinada aos funcionários administrativos.

CB

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