Ensino: Alunos percebem que EMRC é uma mais-valia na sua formação

Professora no Colégio Militar acredita que disciplina ajuda os jovens a ganhar valores para a vida

Lisboa, 03 abr 2014 (Ecclesia) – A professora de Educação Religiosa e Moral Católica (EMRC), Palmira Pereira, considera que os alunos que frequentam a disciplina entendem que esta “é uma mais-valia” que complementa a sua formação académica.

“É bom ver que os alunos percebem que a disciplina pode-se tornar uma mais-valia na sua formação e que além das outras disciplinas que lhe dão currículo e formação académica, esta complementa as outras e isso foi-se conseguido ao longo dos anos”, explica a professora de EMRC há 24 anos.

As aulas “são muitas vezes um espaço onde se conversa e se põe em prática alguns temas” porque os alunos estão “num espaço familiar sem as pressões das notas”, acrescenta em declarações à Agência ECCLESIA.

No Colégio Militar em Lisboa, onde leciona atualmente, Palmira Pereira tenta “que todos os alunos elaborem um projeto de vida” tentando sempre “enquadrar os valores dos programas da disciplina na vida deles”.

A docente recorda as aulas a que assistiu quando criança dadas “pelo pároco que fazia um esforço enorme por dar umas aulas interessantes em que se debatiam os temas da atualidade”.

Licenciada em Comunicação Social, esta professora revela “que ao longo da sua vida encontrou várias pessoas que lhe deram um testemunho de religião” o que a levou a entusiasmar-se e a frequentar um curso “no âmbito das Ciências Religiosas na Universidade Católica Portuguesa”.

[[v,d,4534,]]E é assim desde os 20 anos que se dedica ao ensino da disciplina de EMRC e que ao longo do tempo “tem verificado uma melhora constante nos programas de ensino”.

“O objetivo desde sempre é que os alunos tenham um percurso de interação com a sociedade, sem preconceitos mas coerente”, porque as aulas de EMRC não são aulas de catequese”, mas sim de “formação moral com um caráter religioso também mas não sendo um ensino da fé”, mas sim de “uma transmissão de coerência de alguém que tem fé”, disse Palmira Reis.

A professora de EMRC no Colégio Militar considera que “o grande trunfo do professor desta disciplina é sempre ter uma vivência e uma forma de estar junto dos alunos, que a sua atitude seja a atitude de alguém que tem fé e que vive em coerência com o Evangelho”.

A Semana Nacional da EMRC 2014 com o tema ‘Pelos caminhos de Francisco…’ decorre até sexta-feira em todo o país.

Imagens para colorir, biografias do Papa Francisco, jogos de tabuleiro, propostas de entrevistas com o Papa Francisco e guiões para um peddy paper são alguns dos materiais disponíveis na página da internet do departamento de EMRC do SNEC para professores e alunos vivenciarem esta semana.

PR/MD

 

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top