Lisboa, 15 Fev (Ecclesia) – Os alunos dos colégios com contrato de associação vão realizar um conjunto de acções de protesto, ao longo da semana, contra as novas regras de financiamento estatal.
Entre as acções previstas, alguns alunos vão boicotar a saída das aulas, dormindo dentro dos estabelecimentos de ensino.
O protesto pela manutenção do financiamento estatal a estes estabelecimentos de ensino arranca hoje no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, Coimbra.
“Vamos fazer uma pequena representação, para quem quiser vir ver, do que podemos encontrar na escola ao longo doa ano e como final de protesto vamos dormir lá, como se fosse a nossa segunda casa”, explicou à Renascença Miguel Ramos, presidente da associação de estudantes.
O Externato de Penafirme, em Torres Vedras (distrito de Lisboa) e Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, no Calvão (Aveiro), são outras das escolas onde os alunos pretendem boicotar a saída da escola durante esta semana.
O «SOS Movimento de Educação» elogia, em nota enviada à Agência ECCLESIA, os alunos “que, uma vez mais, demonstram espírito cívico e enorme cidadania nas formas de protesto e indignação face às injustiças de que são os principais alvos”.
Durante esta semana o Movimento vai ter reuniões com vários grupos parlamentares e para sábado, dia 19, está agendado um encontro nacional de famílias em Aveiro, que os organizadores estimam que reunirá 10 mil pessoas.
RR/OC