Ensino: Alunos de EMRC são mais atentos ao próximo

Na Academia de Santa Cecília a disciplina tem vários projetos de voluntariado

Lisboa, 04 abr 2014 (Ecclesia) – A professora de Educação Moral e Religiosa Católica da Academia de Santa Cecília em Lisboa, Maria João Matoso conta à Agência ECCLESIA que os alunos fazem parte de projetos de voluntariado ao longo de todo o ano.

Maria João Matoso promove nas suas aulas na Academia de Santa Cecília “muitas campanhas de solidariedade” que se prolongam ao longo de todo o ano, tentando “desafiar os alunos a ser sempre mais próximos, ajudando 365 dias por ano as pessoas que tem todo o ano carências”.

O Banco Alimentar contra a Fome, a Casa das Cores e o serviço de pediatria do Instituto Português de Oncologia são algumas das instituições para onde se dedicam algumas campanhas mas há outros projetos como o “Ser Voluntário” criado já há cerca de 17 anos que “leva os alunos a ser mais próximos de quem sofre”.

Exemplo disso é o do voluntariado feito numa casa de irmãs, localizada em frente à Academia, onde tratam de senhoras com paralisia cerebral “a quem as alunas do 8º ano se referem como meninas”.

“É fascinante ver como crianças de 13 anos dão o tempo do seu almoço para visitar estas meninas como elas se referem a estas senhoras com paralisia”, conta Maria João Matoso à Agência ECCLESIA.

A Academia de Santa Cecília tem “um importante cariz musical” que se “interliga na perfeição com a disciplina de EMRC” como se prova por exemplo nas missas e outras cerimónias que têm uma componente musical.

Maria João Matoso teve uma educação católica e aos 17 anos começou a dar catequese na paróquia de Carnide onde vivia e foi anos mais tarde, em 1987, o pároco que a convidou a ir dar aulas de EMRC para a Academia de Santa Cecília.

“EMRC é uma disciplina na qual não se fala só de Cristo, não se pode confundir com a catequese, mas no fundo dá uma abordagem a todos os valores universais em que todo o ser humano acredita”, explica em declarações à Agência ECCLESIA.

A professora de EMRC na Academia de Música de Santa Cecília em Lisboa explica que nas aulas “os alunos são desafiados a ter uma visão diferente de toda a realidade partindo como base da mensagem de Jesus Cristo”.

“Cada vez mais nesta cultura e sociedade onde se desenvolve o espírito do ‘ter’, em que parece que as pessoas andam viradas de costas umas para as outras a disciplina de EMRC é uma lufada de ar fresco que desenvolve o espírito do ‘ser’, o ser ouvinte, o ser mais próximo, o ser perdão na relação com os outros”, conclui Maria João Matoso.

A Semana Nacional da EMRC 2014 com o tema ‘Pelos caminhos de Francisco…’ decorre até hoje em todo o país.

Imagens para colorir, biografias do Papa Francisco, jogos de tabuleiro, propostas de entrevistas com o Papa Francisco e guiões para um peddy paper são alguns dos materiais disponíveis na página da internet do departamento de EMRC do SNEC para professores e alunos vivenciarem esta semana.

PR/MD[[v,d,,]]

Partilhar:
Scroll to Top