Encerramento do Ano Sacerdotal na Carapinheira

Cristãos provenientes das 10 paróquias do Arciprestado da Carapinheira (diocese de Coimbra) participaram na celebração arciprestal, realizada dia 6, no Santuário da Senhora da Tocha, marcando, deste modo, o encerramento do Ano Sacerdotal.

Lembrando que “estamos na recta final do Ano Sacerdotal”, o Pe. Aníbal Castelhano referiu-se aos encontros e seminários “de teor vocacional”, que, explicou, “procuraram motivar vocações”, mas que também “ajudaram a perceber que a Palavra, ou seja, Jesus Cristo, continua hoje a chamar para que vivamos e possamos realizar a nossa vocação de sacerdotes, fiéis discípulos no Seu amor”. E acrescentou: “abraçámos o convite do Papa, para vivenciar, com alegria, este período tão importante para a redescoberta da importância do exercício do ministério sacerdotal junto dos cristãos”, frisando que este Ano Sacerdotal “contribuiu para fomentar o empenho de renovação interior de todos os sacerdotes para um testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo”, como pediu o Santo Padre.

“Peçamos a Deus a sua bênção, para reconhecer Cristo que nos sai ao encontro nos nossos irmãos; todos os dias Ele sai ao nosso encontro: na família, no trabalho, na rua… Ele, Jesus”, concluiu.

De recordar que desde a Solenidade do Coração de Jesus de 2009 até à mesma festa de 2010, que este ano ocorre a 11 de Junho, a Igreja Católica celebra o Ano Sacerdotal, proposto pelo Papa Bento XVI, para assinalar os 150 anos da morte de S. João Maria Vianney – o Cura d’Ars – padroeiro universal dos sacerdotes. A Diocese de Coimbra convidou a viver o Ano Sacerdotal através de diferentes iniciativas, nomeadamente “uma celebração de acção de graças pelo dom do Ministério sacerdotal em cada arciprestado”.

Aldo Aveiro

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top