EMRC: Diretores diocesanos analisam proposta de «aulas sobre a Jornada Mundial da Juventude»

Lisboa, 13 jan 2023 (Ecclesia) – Os diretores diocesanos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vão ter uma reunião de trabalho, este sábado, em Fátima, com um momento de formação sobre ‘Sociedade do conhecimento e os novos desafios educativos’.

O Departamento da EMRC, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) da Conferência Episcopal Portuguesa, que organiza este encontro, convidou o cónego Eduardo Duque, professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais no Centro Regional de Braga da UCP, para apresentar a formação – ‘Sociedade do conhecimento e os novos desafios educativos’ – aos responsáveis da disciplina em cada diocese portuguesa.

Os participantes vão analisar também os trabalhos de “reelaboração” dos novos manuais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a formação de professores e a proposta de “aulas sobre a Jornada Mundial da Juventude” (JMJ).

Lisboa vai acolher a próxima edição internacional da JMJ, de 1 a 6 de agosto deste ano; este encontro organizado pela Igreja Católica é acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo.

Da agenda dos diretores diocesanos contam também os encontros nacionais de EMRC, com a XI edição do encontro para alunos do Secundário, em Coimbra, e o «Interescolas do 1º Ciclo», em maio.

A reunião de trabalho e de formação vai decorrer no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, a partir das 10h00, informa hoje o portal onlie ‘Educris’ do SNEC.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e nos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

CB

 

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