Faro, 23 fev 2019 (Ecclesia) – As Dioceses do Algarve, Beja e Évora promovem uma ação de formação com os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) sobre o enquadramento da disciplina na autonomia e flexibilidade curricular, hoje e este domingo, em Ferragudo.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ informa que a formação vai “analisar os documentos de referência da autonomia e flexibilidade curricular”, nomeadamente, o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, que foi homologado pelo Ministério da Educação, em julho de 2017, e que entrou em vigor um ano depois.
Da formação constam também os decretos-lei de 54/2018 e 55/2018, ambos de 6 de julho, tendo em conta os desafios que se colocam a EMRC: No primeiro vai ser identificado o que traz de novo relativamente à educação inclusiva, e no segundo são abordados os princípios, os pressupostos e as orientações.
Vai ser analisado qual o contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica relativamente ao novo perfil do aluno, que o Governo associou como um dos instrumentos para a execução da flexibilização curricular.
Segundo o programa para os dois dias de formação também vão “fomentar o trabalho colaborativo” na construção de materiais essenciais à lecionação da EMRC, “no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular”, e “partilhar experiências e práticas”.
O jornal da Diocese do Algarve ‘Folha do Domingo’ divulga ainda que a iniciativa interdiocesana, promovida pelos secretariados da pastoral escolar da Diocese do Algarve, Beja e Évora, e vai reunir os professores no Centro Social e Pastoral, em Ferragudo.
CB