Eleições: Patriarca pede «isenção» aos padres

D. José Policarpo admite que 2011 vai ser um ano «exigente» para os portugueses, apelando à «solidariedade fraterna»

Lisboa, 07 Jan (Ecclesia) – D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa, pediu aos padres da diocese que mantenham a “isenção” face às eleições presidenciais do próximo dia 23 e sublinhem aos seus fiéis o “dever de votar”.

Numa carta enviada ao clero lisboeta, o cardeal sublinha “a isenção que compete à Igreja”, particularmente durante as homilias proferidas pelos sacerdotes, durante as celebrações.

“No dia 23 os portugueses são chamados a votar para escolher o próximo Presidente da República. Na celebração peço-vos que respeiteis a isenção que compete à Igreja em momentos, como este, de expressão da liberdade democrática. Podereis, isso sim, sublinhar o dever de votar”, pode ler-se.

“A abstenção não é manifestação da responsabilidade democrática”, acrescenta D. José Policarpo.

A missiva, com data de 1 de Janeiro, foi hoje publicada no site oficial do Patriarcado de Lisboa.

O Patriarca admite que o ano de 2011 “vai ser exigente para os portugueses” e pede aos membros do clero que estejam “no meio do Povo”, “auscultando e pressentindo os sofrimentos e as dificuldades reais, mobilizando as comunidades para a solidariedade fraterna”.

“A Igreja pode não ter possibilidade de resolver todas as dificuldades materiais, mas deve sempre acolher com amor, orientando e suscitando a esperança”, acrescenta.

Desde o início de 2011, toda a correspondência do Patriarcado de Lisboa para os sacerdotes passou a ser transmitida por correio electrónico.

A missiva de D. José Policarpo inaugura, assim, esta “nova etapa” de comunicação.

Na carta, anuncia-se ainda que a celebração do dia de São Vicente (22 de Janeiro), padroeiro da diocese, vai decorrer este ano na igreja de São Vicente de Fora, monumento nacional, assinalando assim a sua reabertura ao público, depois de obras de restauro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top