Egito: Papa escreve ao Imã sunita de Al-Azhar

Diálogo bilateral com universidade no Cairo foi interrompido em 2011

Cairo, Egito 20 de set 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco expressou “estima e respeito pelo Islão e pelos muçulmanos” numa carta que enviou ao Imã Ahmed al-Tayyeb, da Universidade islâmica de Al-Azhar, a máxima autoridade cultural sunita.

Na sua mensagem, Francisco revela a al-Tayyeb o desejo de empenho na “compreensão entre cristãos e muçulmanos no mundo, para construir a paz e a justiça”, revela a Agência Fides (Vaticano), que cita um comunicado oficial da Universidade de Al-Azhar, com sede no Cairo, Egito.

O diálogo entre a Santa Sé e a Universidade de Al-Azhar foi interrompido pela instituição islâmica que interpretou como “indevida interferência ocidental” as palavras de Bentos XVI, no ano novo de 2011, sobre a necessidade de proteger os cristãos no Egito e no Médio Oriente, após o atentado contra a catedral copta de Alexandria.

O padre Hani Bakhoum, secretário do Patriarcado de Alexandria dos coptas católicos, considerou que esta carta é uma forma de expressar “o profundo sentimento de estima e afeto que a Igreja Católica, a Santa Sé e o Papa têm para com todos os muçulmanos e em particular por Al-Azhar, que é a instituição mais representativa do Islão sunita moderado”.

O sacerdote considera que esta ação, com o tempo, poderá ajudar a retomar o diálogo, informa o portal news.va.

A carta foi entregue por D. Jean-Paul Gobel, núncio apostólico no Egito, com uma mensagem ao mundo islâmico por ocasião do fim do Ramadão.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top