Secretariado Diocesano reflectiu sobre o peso da temática na sociedade actual e suas consequências, sobretudo junto dos jovens
Porto, 08 Fev (Ecclesia) – A Pastoral Familiar da Diocese do Porto pede mais atenção para a Educação Sexual, por parte da Igreja, para contrariar uma cultura onde a “valorização do corpo” se sobrepõe à construção de um “projecto de vida a dois”.
“Muito há a fazer ao nível dos suportes documentais e da formação dos agentes da catequese, na medida em que o tema ‘Educação sexual’ não é tratado e não há formação para os catequistas na área da sexualidade” sublinham os responsáveis do serviço, num comunicado hoje enviado à Agência ECCLESIA pelo departamento diocesano.
O texto aponta ainda que “a maioria dos pais católicos não inscrevem”os seus filhos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, algo que torna mais difícil a acção da Igreja, nesta matéria.
O repto foi lançado durante uma jornada de reflexão intitulada «A família educa? A (pro)vocação da sexualidade», iniciativa que reuniu cerca de 280 pessoas na Casa Diocesana do Vilar, a 5 de Fevereiro.
Pais, catequistas, professores de Educação Moral Religiosa e Católica, membros de diversos movimentos católicos, todos procuraram reflectir sobre o papel da Igreja e das famílias, face a uma sociedade dominada pela “banalização da palavra amor” e por uma “falta de testemunhos de fidelidade”.
Para uma das oradoras convidadas, Teresa Tomé Ribeiro, vive-se hoje “um tempo de liberdade total, onde não se apregoam valores e falta o sentido e a vivência de uma unidade de vida”.
Segundo esta professora, especialista em psiquiatria e saúde mental, são sobretudo as múltiplas pressões, “quer económicas, quer políticas”, que ajudam a explicar uma cultura onde “o outro existe enquanto serve, agrada e satisfaz. Fora disto, torna-se descartável”.
Perante este quadro, são várias as ameaças identificadas, sobretudo para crianças e jovens: a falta de maturidade, o “ir na onda sem pensar nas consequências”, as soluções fáceis de aborto, um caminho sem regras e a mensagem difundida pelos media.
Para Teresa Tomé Ribeiro, a solução está em dedicar mais tempo aos seus filhos: “Educar implica amar, parar, olhar com ternura, questionar, compreender mas, por vezes, não concordar, saber gerir as necessidades, esclarecer”.
Uma ideia também partilhada no painel «Família, Escola e Catequese», que mostrou “como é possível a uma família atenta, que reza, dialoga e contrapõe, contribuir de modo decisivo para a formação integral dos filhos”.
JCP