Educação: Reitora da UCP recebida pelo chefe da Região Administrativa de Macau

No encontro foram abordadas as principais áreas de colaboração

Foto UCP

Lisboa, 11 out 2023 (Ecclesia) – A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, foi recebida no dia 9 de outubro, em audiência, pelo chefe do executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Ho Iat Seng.

O fortalecimento “da já longa relação de cooperação entre a UCP e a região de Macau” foi o tema central deste encontro, onde foram abordadas “as principais áreas de colaboração, como a promoção da investigação científica e académica, ensino da língua portuguesa e formação de quadros qualificados”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O encontro, que decorreu na sede do governo de Macau, contou com a presença do reitor da Universidade de São José (USJ), Stephen Morgan, e o vice-reitor Álvaro Barbosa, instituição criada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Diocese de Macau em 1996, com o nome de Instituto Interuniversitário de Macau (IIUM).

Durante o encontro, a reitora da UCP referiu que “a Universidade Católica espera continuar a aprofundar a cooperação com a RAEM através do intercâmbio académico com instituições de ensino superior, reforçando a cooperação na formação de disciplinas profissionais, sendo disso exemplo o lançamento de um programa de formação de quadros qualificados em Biotecnologia com a Universidade de São José”.

Já o chefe do executivo da RAEM, Ho Iat Seng, propôs o reforço da cooperação da Universidade Católica Portuguesa com Macau, na área da Ciência e Investigação, salientando o trabalho que o Governo da RAEM tem levado a cabo na “Estratégia de desenvolvimento da diversificação adequada”, com enfoque na indústria de Big Health e Biotecnologia.

Recorde-se que a ligação da UCP com Macau é duradoura e foi reforçada com a criação, na Universidade Católica Portuguesa, do Instituto de Estudos Asiáticos, fundado, segundo Isabel Capeloa Gil, “para reforçar e reconhecer o trabalho e a ligação muito fecunda que a UCP tem, desde os anos 70, ao território de Macau”, particularmente “para desenvolver e aprofundar o estudo sobre a projeção e a relação de Portugal com outras partes do mundo, sobretudo a Ásia”.

Evidência desta cooperação é também o protocolo assinado, já este ano, entre a UCP e a Direção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude da RAEM, para formação e desenvolvimento de quadros qualificados em língua portuguesa.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top