O professor de Educação Moral e Religiosa Católica encara o desafio com «grande responsabilidade e com um sentido de missão»

Agência Ecclesia/MC

Lisboa, 02 mai 2019 (Ecclesia) – O professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) Fernando Moita foi nomeado hoje secretário da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, assumindo, por inerência, a direção do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Fernando Moita tem 56 anos, é professor de EMRC desde 1987 e, nos últimos cinco anos, coordenador da disciplina no Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC).

Em declarações à Agência ECCLESIA, o novo diretor do SNEC, disse que aceitou o desafio com “uma grande responsabilidade e com um sentido de missão e alegria do trabalho que se faz em Igreja”.

“Estamos para servir, para coordenar, para fazer pontes e para arregaçar as mangas e aceitar os desafios que se colocam à educação cristã, neste momento e no futuro”, afirmou.

Fernando Moita lembrou que o setor da educação “é central e charneira” em qualquer sociedade, “também na Igreja”, que tem como “grande missão” o “ensino”, a “educação”.

O SNEC inclui três departamentos relacionados com a educação cristã, a catequese, a escola católica e a disciplina de EMRC, e no novo diretor deseja “fazer pontes” entre os vários setores e “dar continuidade” ao trabalho realizado.

Para Fernando Moita, o trabalho no SNEC deve também “alargar a educação a tudo o que é pastoral da Igreja Católica, seja a Pastoral Juvenil, escuteiros, Pastoral Penitenciária”, apontando também o contributo que pode ser dado por este departamento da Conferência Episcopal à organização da Jornada Mundial da Juventude, em 2022, em Portugal

O novo diretor do SNEC considera a educação uma “tarefa transversal” a toda a sociedade, que implica um “diálogo constante”, com todos os agentes, nomeadamente a família e a comunicação social.

Fernando Moita sublinhou ainda a “prioridade” do tema ambiental na educação cristã, afirmando que “todo o ato educativo é obrigatoriamente um ato ecológico”.

O diácono Acácio Lopes é o atual diretor do SNEC, cargo que terminará a 1 de setembro com o início de funções do novo responsável, hoje nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

PR

Partilhar:
Share