Educação: Diretor mundial da rede de escolas criadas pelo Papa desafia a «transformação económica e social»

José María del Corral convida empresários a unir-se ao «pacto educativo global» promovido por Francisco

Lisboa, 18 mar 2021 (Ecclesia) – José María del Corral, diretor Mundial da fundação pontifícia ‘Scholas Occurrentes’, criada pelo Papa, disse hoje que é necessário apostar na educação para assegurar a “transformação económica e social” no pós-pandemia.

O responsável argentino, próximo de Francisco há várias décadas, foi o convidado desta quinta-feira no ciclo de conferências ‘Construir a Esperança’, promovido pela ACEGE, a Associação Cristã de Empresários e Gestores.

José María del Corral convidou empresários a unir-se ao “pacto educativo global” promovido pelo Papa, que apresentou como um “empreendedor de esperança”, que promove as “escolas para o encontro”.

O responsável recordou que o então arcebispo da capital argentina, D. Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, encontrou em Buenos Aires uma cidade, um “país em chamas”, em 2001.

“Ninguém acreditava nos políticos, nos dirigentes”, observou.

O teólogo argentino citou uma frase do atual Papa: “Se não começarmos pela Educação, este país nunca vai ter futuro”.

A ‘Scholas Occurrentes’ é uma organização internacional de direito pontifício que foi aprovada pelo Papa a 13 de agosto de 2013; está presente em 190 países nos cinco continentes e integra meio milhão de redes educativas.

Foto: Scholas

O projeto começou com adolescentes de várias religiões, na Argentina, procurando valorizar o olhar dos jovens, que criaram um “modelo” de transformação.

Para José María del Corral, é necessário integrar na sociedade as linguagens do “pensar, sentir e fazer”.

“Não esperamos resultados imediatos, o Papa não trabalha para uma reeleição, mas por responsabilidade. Não tenho dúvidas em afirmar que Francisco será o Papa da educação, o grande reformador da educação”, apontou.

A intervenção falou de vários dos projetos de ‘Scholas’, incluindo o que foi lançado em junho de 2020, a “Universidade do Sentido”, proposta por Francisco.

Este novo projeto promove o encontro entre gerações, de “alunos de todas as realidades, línguas e crenças”.

Em Portugal, a Fundação Scholas Occurrentes tem sede em Cascais, na antiga escola Conde Ferreira, no centro histórico da cidade.

Arte, desporto e tecnologia são os pilares do programa educativo da fundação ‘Scholas Occurrentes’ que utiliza a educação para promover mudanças sociais.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top