Ajudas destinam-se a projetos na área da «inovação na sociedade» e «filantropia de impacto e investimento social»
Lisboa, 8 jan 2017 – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Fundação Amélia de Mello (FAM) assinaram hoje um protocolo de apoio à “criação de conhecimento de nível internacional, inovação na sociedade, filantropia de impacto e investimento social”.
De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a assinatura do protocolo, que decorreu esta tarde no edifício da Reitoria da UCP, prevê um “reforço do apoio continuado” à Católica por parte da FAM.
Para a reitora da UCP, “o protocolo assinado entre a UCP e a Fundação Amélia de Mello assenta numa lógica de cocriação de valor e capacitação mútua”.
Em declarações enviadas à Agência ECCLESIA, Isabel Capeloa Gil refere que o protocolo “permite alargar uma relação de longa data, adequando-a às novas necessidades de desenvolvimento da UCP e refletindo a vocação de intervenção no campo educacional e de responsabilidade social da Fundação”.
Vasco de Mello, presidente da FAM e membro do Conselho de Orientação Estratégica da Católica Lisbon School of Business & Economics, referiu que “a Fundação Amélia de Mello definiu a Educação como a sua área essencial de apoio à sociedade civil”.
“Merece-nos especial atenção a colaboração com as instituições de ensino que pratiquem um ensino de excelência, sendo a Universidade Católica Portuguesa um excelente exemplo”, acrescentou em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.
“Acreditamos que os apoios que temos concedido não só reforçam e capacitam esta Universidade com um corpo docente de excelência, como também permitem que alunos carenciados e com mérito escolar possam evoluir nos seus estudos e formação”, sublinhou o presidente da FAM.
De acordo com o comunicado enviado pela UCP, o protocolo hoje assinado destina-se à “atribuição de bolsas para alunos de reconhecido mérito académico, sem possibilidades financeiras” e a patrocinar a “realização de algumas conferências integradas no ciclo de Conferências Internacionais “Futuros Globais, promovido pela UCP por ocasião da celebração dos seus 50 anos, durante os anos de 2017 e 2018”.
A FAM vai também apoiar a publicação de estudos sobre “investigação aplicada em Filantropia e Impacto, Inovação e Empreendedorismo Social”, a realização de um “Estudo de Impacto da Universidade Católica Portuguesa na Sociedade, desenvolvido no âmbito das comemorações dos 50 anos da UCP” e a organização de “um Prémio anual para a “Escola Pública Mais Inovadora de Portugal”.
Com este protocolo, a UCP passa a desenvolver a designada “Cátedra Fundação Amélia de Mello”, que “potencia a atração e retenção de talento internacional ao mais alto nível”
Criada em 1964, a Fundação Amélia de Mello foi fundada “por iniciativa de D. Manuel de Mello, não só em homenagem à sua mulher, mas também como forma de reforçar e dar continuidade, noutra perspetiva, à obra social do Grupo CUF”, refere o comunicado.
A parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Amélia de Mello existe desde 1967, altura da fundação da UCP, sendo “um dos mais importantes mecenas” da Católica ao longo da sua história.
PR