Responsável português participou na abertura do III Simpósio Global Uniservitate
Roma, 27 out 2022 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé), apelou hoje à promoção de “uma vida mais fraterna”, superando o paradigma da “competitividade”.
“O objetivo principal do Pacto Global de Educação é educar todos para uma vida mais fraterna, baseada não na competitividade, mas na solidariedade”, declarou o colaborador do Papa, na abertura do III Simpósio Global Uniservitate, que se realiza entre hoje e amanhã, na Universidade LUMSA, em Roma.
A Uniservitate é um “programa global para a promoção da aprendizagem e serviço solidário nas instituições de Ensino Superior católicas”.
Numa intervenção à Agência ECCLESIA, o cardeal português apontou a “novos impulsos e novas propostas para a implementação do Pacto Educativo em diferentes contextos”.
A sessão contou também com a presença do presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas, Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP.
O simpósio, com o tema ‘Aprendizagem-Serviço e Pacto Global de Educação: Educando para a Fraternidade no Ensino Superior’, reúne mais de 30 Instituições Católicas de Ensino Superior de 26 países dos cinco continentes.
A iniciativa apresenta-se como um “evento multicultural que promove a formalização da educação inovadora com foco na aprendizagem e no serviço solidário nas instituições católicas de Ensino Superior”.
OC
Ensino: Vaticano lança guia para implementar «Pacto Educativo» proposto pelo Papa