Ecumenismo: «Dar passos corajosos e concretos à unidade» – Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 06 set 2017 (Ecclesia) – O Papa pediu “passos corajosos e concretos rumo à plena unidade” numa mensagem aos participantes na 25.ª Convenção Ecuménica Internacional de Espiritualidade Ortodoxa, que começou hoje no Mosteiro de Bose (Itália) e termina este sábado.

“Somos chamados a fixar o olhar na caridade, que nunca acabará e em acolher uns aos outros como dons do Senhor, para favorecer o cuidado e o afeto recíprocos, a ter compaixão, tomar parte na dor daqueles que sofrem e considerar como um mal próprio as desventuras dos outros”, escreveu.

Francisco fez votos de que o chamamento seja “reavivado pela escuta humilde e sincera” e pelas reflexões no encontro para que “cresçam sempre mais sentimentos fraternos e maduros”, e enquanto peregrinam juntos para o Reino, sejam “impelidos a dar passos corajosos e concretos rumo a plena unidade”.

Na mensagem enviada ao irmão Enzo Bianchi, fundador do mosteiro, o Papa envia “um caloroso abraço de paz” ao patriarca ecuménico, “o caríssimo irmão Bartolomeu”, e a sua beatitude Theodoros, patriarca de Alexandria, que honram os 25 anos da convenção com a sua presença.

O pontífice considera que o tema do encontro ‘O dom da hospitalidade’ é “sugestivo e atual”.

“A hospitalidade é um dom, um dom que antes de tudo recebemos: Somos hóspedes de um mundo para nós criado e que deve ser cuidado, mas estamos também de passagem aqui em baixo, estrangeiros na terra, porque hóspedes enviados e esperados nos céus, onde somos cidadãos”, desenvolveu.

A 25.ª Convenção Ecuménica Internacional de Espiritualidade Ortodoxa é organizada pelo mosteiro italiano de Bose, que acolhe o encontro, com a colaboração das Igrejas Ortodoxas.

No final da mensagem, divulgada pela Santa Sé, o Papa Francisco invoca “a abundância dos dons do Espírito” sobre os participantes da convenção ecuménica, e pede que lhe reservem um lugar nas orações.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top