Ecumenismo: 30 mil jovens juntos a rezar na passagem de ano em Berlim

Iniciativa da Comunidade de Taizé propõe momentos de oração, diálogo e formação

Lisboa, 18 nov 2011 (Ecclesia) – A Comunidade Ecuménica de Taizé, com sede em França, revelou hoje esperar cerca de 30 mil jovens para o seu próximo encontro europeu, que vai decorrer em Berlim, Alemanha, 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2012.

“Esperam-se cerca de 30 000 jovens de toda a Europa e dos outros continentes para esta nova etapa da ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’. Depois de Bruxelas, Poznan e Roterdão, a 34ª edição do encontro europeu é a resposta a um convite das Igrejas Católica e Protestante e da Câmara Municipal de Berlim”, cidade que acolhe a iniciativa pela primeira vez, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

À imagem do que aconteceu em Lisboa, no ano de 2004, a iniciativa baseia-se nos elementos que compõem o dia a dia de Taizé, com orações, conferências sobre temas espirituais e questões atuais da sociedade, além de encontros por países, uma vigília pela paz à hora da passagem para 2012 e a “festa dos povos”, às primeiras horas do novo ano.

Os participantes no 34.º encontro europeu, que devem inscrever-se até 1 de dezembro, são convidados a levar medicamentos e material médico de primeira necessidade, a serem entregues pelos monges a populações pobres da Coreia do Norte, prosseguindo a ajuda prestada desde 1998.

“Durante cinco dias, a capital alemã será uma plataforma europeia da juventude e o símbolo de uma Europa unida”, indica a comunidade de Taizé.

Este encontro, observa a nota de apresentação, surge numa altura em que a Europa “sente a necessidade de um novo fôlego e quando muitas pessoas se questionam sobre os fundamentos e limites da solidariedade europeia”.

Em Berlim, o irmão Alois, prior de Taizé, vai lançar aos jovens “um apelo para irem às fontes da fé e simultaneamente procurarem como ultrapassar dispersões e divisões na Igreja e nas sociedades”.

Aos jovens vão ser propostos vários temas espirituais, sociais, políticos, económicos e artísticos: no Bundestag, por exemplo, os jovens vão refletir com membros do Parlamento Federal Alemão sobre o tema ‘Por um mundo mais justo: a política e a nossa responsabilidade como cidadãos’.

Entre os workshops, está também previsto um encontro com a comunidade judaica de Berlim e uma visita à grande mesquita.

O irmão Roger, falecido fundador da Comunidade de Taizé, lançou a ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ há mais de 30 anos para estimular os jovens a serem “portadores de paz, de confiança e de reconciliação nos locais onde vivem”.

Em 1986, antes da queda do muro de Berlim, o religioso obteve uma licença das autoridades comunistas para um encontro que reuniu 6000 jovens da Alemanha de Leste.

“Essa época pertence agora ao passado e Berlim é hoje o símbolo do processo de reunificação alemã e europeia”, refere a Comunidade ecuménica.

Entre 22 de novembro e 2 de dezembro, duas jovens voluntárias em Taizé vão ser enviadas pela Comunidade a Portugal, para visitar paróquias, escolas e grupos de jovens, passando pelas dioceses de Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Évora e Algarve.

Em janeiro, dois jovens voluntários em Taizé estarão também em Portugal, para visitar outras zonas do país.

RJM/OC

[[v,d, ,]]

 

Partilhar:
Scroll to Top