«AconteSer, Liderar com Responsabilidade» é proposta apoiada em parceria com a CIP, IAPMEI e APIFARMA
Lisboa, 13 set 2011 (Ecclesia) – A ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores apresentou hoje em Lisboa o programa ‘AconteSer, Liderar com Responsabilidade’, um instrumento de gestão que pretende “ajudar os gestores e empresários portugueses a combater a crise”.
Em comunicado enviado a Agência ECCLESIA, sublinha-se que a iniciativa propõe, entre outras medidas, “pagamentos pontuais a fornecedores, compromisso com projeto de vida dos colaboradores e compromisso com a família e a sociedade”.
O programa foi feito em colaboração com a CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
O AconteSER vai ser apresentado, numa iniciativa nacional, a 750 empresários e gestores entre os dias 24 e 28 de outubro.
De acordo com António Pinto Leite, presidente da ACEGE, “continua a haver muitas falências, principalmente em pequenas e médias empresas, porque as empresas não pagam entre si, exportando o problema de umas para as outras”.
“É uma realidade dramática que é necessário inverter, enquadrando o difícil papel dos líderes empresariais e potenciando as pequenas e médias empresas com ações concretas, apoiadas em parceiros de referência, capazes de envolver as lideranças e sinalizar caminhos de solução”, acrescenta.
Na conferência de imprensa estiveram ainda presentes António Saraiva, presidente da CIP, Luís Filipe dos Santos Costa, presidente do IAPMEI e João Almeida Lopes, da APIFARMA.
Os quatro parceiros do projeto AconteSER pretendem com esta ação, e ao longo de 6 meses, “sensibilizar e envolver os empresários para a necessidade de alterar enraizados padrões de comportamento que põem em causa a competitividade da economia portuguesa e a sustentabilidade futura das próprias empresas”.
“É nas alturas de crise que o líder tem de assumir plenamente a sua missão no desenvolvimento da empresa, dos colaboradores, das famílias e de toda a sociedade onde estão inseridas”, refere António Pinto Leite.
A divulgação do programa inclui a oferta de um “kit” que reunirá informações teóricas, questionários de aferição de conhecimentos e cartas de compromisso.
“Estes instrumentos ajudarão cada líder a executar na sua empresa passos no caminho de uma maior consciencialização do papel fundamental de uma liderança responsável”, assinalam os promotores da iniciativa.
OC