Dia 21 de Maio de 2009 completaram-se dois anos sobre a data em que se procedeu à escritura pública de constituição da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde. É uma data de contentamento e júbilo.
A Federação é uma Organização sem fins lucrativos, representativa de Ligas, Associações de Voluntários e Amigos de Hospitais, Centros de Saúde e Outras Unidades de Saúde bem como Associações Hospitalares, tem âmbito Nacional e durará por tempo indeterminado.
Tem como objectivos, a preservação da identidade das Organizações aderentes e assumir a defesa dos seus interesses, nomeadamente perante a Administração Pública, Central, Regional e Local, e as Instituições de Saúde Pública, Sociais e Privadas onde as Organizações operam; e desenvolver e alargar a base de apoio social, quer quanto à mobilização para o Voluntariado em Saúde, quer quanto à melhoria dos serviços sociais aos utentes, envolvendo a Comunidade.
Esta estrutura federativa tem sede social na cidade do Porto e é constituída por Organizações de vários pontos do país, não tendo por isso carácter regionalista. Recentemente procedeu à sua filiação na Confederação Portuguesa do Voluntariado.
Passados dois anos, a FNVS orgulha-se de ter atingido a representação de 60% do voluntariado realizado por Pessoas Colectivas de Direito Privado (Associações, Ligas e similares) nas Unidades de Saúde do SNS.
As vantagens que se propõem às Organizações candidatas à filiação, para além da representação e defesa dos seus interesses, passam também pelo apoio jurídico, ajuda ao cumprimento da legislação, à formação de voluntários e gestores, e à cobertura dos voluntários e dirigentes por Seguro de acidentes Pessoais, em condições ímpares de mercado.