“Bem-Vindo, Santo Padre” é o título do Hino da visita de Bento XVI a Portugal com letra do Pe. Heitor Morais, jesuíta, e música do Pe. António Cartageno, compositor da Diocese de Beja. O anúncio foi feito pelo site oficial da visita, www.bentoxviportugal.pt
[[a,d,895,Hino da visita de Bento XVI a Portugal ]]O texto começa por aludir à presença do Papa no nosso país para “robustecer” a fé e “abençoar” Portugal, fazendo também referência às três encíclicas assinadas por Bento XVI. Presente está ainda o lema da visita papal: “Contigo caminhamos na esperança”.
O refrão do hino canta “Bem-vindo, bem-vindo, Pastor Universal! Santo Padre, bem-vindo a Portugal!”
Os autores
O sacerdote jesuíta Heitor Morais da Silva, de 87 anos, residente em Braga, é membro do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração e director da revista Magnificat.
O Pe. Heitor Morais, como é mais conhecido, foi também autor da letra escolhida para Hino dos Pastorinhos, musicada igualmente pelo Pe. António Cartageno, escolhida pelo Santuário de Fátima num concurso realizado em 2000 para a beatificação de Jacinta e Francisco.
Natural de Casas de Monforte, Chaves, o Pe. Heitor Morais, que ingressou na Companhia de Jesus em 1955, é ainda autor de vários livros, como História dos Papas – Luzes e sombras; Espiritismo, uma fraude; Histórias e figuras da Bíblia; Natal no meu coração.
O Pe. António Cartageno, 64 anos, é um conhecido compositor da Diocese de Beja, autor de numerosos cânticos utilizados nas celebrações litúrgicas em Portugal.
Responsável pela Paróquia de S. João Baptista, da cidade de Beja, António Cartageno, sacerdote desde 1972, é actualmente director do Secretariado Diocesano de Liturgia.
Foi o autor da música do Hino dos Pastorinhos, composto para a beatificação de Jacinta e Francisco, em Maio de 2000.