Iniciativa da ONGD alerta para drama «desconhecido»
Lisboa, 30 jul 2021 (Ecclesia) – A Oikos (ONGD) lançou a campanha “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos” para “informar e sensibilizar jovens e adultos” perante a realidade do tráfico de pessoas, “desconhecido e invisível” para a maioria.
“A Oikos lança uma campanha de alerta para informar e sensibilizar jovens e adultos. Este é um fenómeno que, apesar de real e próximo das pessoas, é ainda desconhecido e invisível para a maioria”, pode ler-se em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A campanha “fortemente presentes online”, apresenta um vídeo que mostra “diferentes tipos de exploração, perfil dos traficantes, estratégias de recrutamento de vítimas e contactos para denúncias e apoio a vítimas”.
“Tráfico de pessoas é crime e ao mesmo tempo o terceiro negócio mais lucrativo do mundo com cerca de 30 mil milhões de euros de lucro por ano”, alertam.
A organização informa que em Portugal, existem “281 casos sinalizados, um aumento de 38% face a período comparável”, que a “maior parte das vítimas sinalizadas são do género masculino e adultas”, maioritariamente “exploradas para fins laborais em explorações agrícolas” e que as “vítimas do género feminino adultas estão maioritariamente associadas ao tráfico para exploração sexual”.
A Campanha Oikos “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos” tem financiamento e do Programa Operacional Inclusão e Emprego, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu da União Europeia, sob Gestão da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), com mais de 32 anos de trabalho, tendo sido constituída em 1988, em Portugal. Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna, trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global.
SN
https://www.facebook.com/watch/?v=1214160202329232