Ajuda à Igreja que Sofre reporta mais de 250 atos de violência em 2020
Lisboa, 09 dez 2020 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) denunciou um aumento de ataques contra cristãos na Índia, registando mais de 250 atos de violência em 2020, 76 dos quais desde 1 de setembro.
Na origem destes ataques estarão “grupos extremistas” que levantam “suspeitas e inimizades” procurando dividir as comunidades locais, refere a fundação pontifícia.
Segundo o ‘Fórum Cristão Unido’, que procura manter atualizado um mapa dos principais incidentes relacionados com os cristãos na Índia, “a maioria destes casos estão a ocorrer nos estados de Uttar Pradesh, Madyha Pradesh e Chhattisgarh”.
Sajan K George, presidente do Conselho Global de Cristãos Indianos, citado pela agência especializada ‘Asia News’, revela a sua inquietação perante “o número crescente” de ataques.
O último incidente grave envolvendo cristãos tribais em Chhattisgarh ocorreu a 25 de novembro, mas desde há algum tempo que já se vinham registando atos de violência. “Nesse incidente, cerca de 30 pessoas ficaram feridas, quatro das quais com gravidade tendo se ser transportadas para um hospital”.
LFS