Lisboa, 23 nov 2022 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (FAIS) apresenta hoje o relatório ‘Perseguidos e Esquecidos?’, que analisa as situações “de violência e discriminação contra os cristãos no mundo”, às 17h30, na igreja Campo Grande, em Lisboa.
“A perseguição aos Cristãos piorou nos principais países estudados. O nacionalismo religioso e o autoritarismo intensificaram os problemas dos fiéis, incluindo o regresso dos talibãs ao poder no Afeganistão, o que levou os cristãos e outras minorias a uma desesperada tentativa de fuga”, indica o documento, enviado à Agência ECCLESIA pelo secretariado português da AIS.
O relatório, produzido a nível internacional pela FAIS, permite constatar que, no período em análise, de outubro de 2020 a setembro deste ano, assistiu-se nos 24 países em observação ao “agravamento da perseguição aos cristãos”.
Catarina Martins de Bettencourt, diretora do secretariado português da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre vai apresentar o Relatório ‘Perseguidos e Esquecidos?’ cuja divulgação está inserida numa iniciativa mais vasta, denominada ‘Semana Vermelha’ (#redweek), que termina hoje, em que monumentos e igrejas, como o Cristo Rei, em Almada, e a igreja dos Congregados, em Braga, estiveram iluminados de vermelho simbolizando dessa forma a cor do sangue dos mártires cristãos.
LFS