A constituição e o funcionamento é um desafio para a Igreja Católica em Portugal. O tema estará em análise nas Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais, a partir das propostas das estruturas católicas para este sector. Nomeadamente a “doutrina” seguida no Vaticano, apresentadas nestas Jornadas pelo Director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.
Por outro lado, o trabalho realizado por muitas dioceses portuguesas, e por outras estruturas eclesiais, inspiram o debate, que a Agência Ecclesia já iniciou. No Semanário de 1 de Setembro, publicou um conjunto de artigos de opinião onde se apresentam as experiências de 5 dioceses nesta área da comunicação institucional.
Gabinete de Informação há 10 anos em Évora
Na Diocese de Évora, o Departamento da Comunicação Social tem como objectivo ser uma agência noticiosa diocesana, que promove a circulação das notícias através dos organismos eclesiais e dos meios de comunicação social.
O director do departamento, Pedro Conceição, refere que uma parte importante da informação divulgada resulta da sinergia com o semanário «A Defesa», órgão informativo responsável pela cobertura dos principais acontecimentos da Igreja eborense.
O gabinete, que conta com décadas de existência, é igualmente responsável pelo site oficial e pela edição de uma «newsletter».
Este ano foi iniciada a produção do programa radiofónico «Espiga Doirada», espaço de informação religiosa que é emitido pelas rádios de inspiração cristã da arquidiocese.
Com apostas na comunicação, Lamego prepara constituição de um Gabinete de Imprensa
O semanário «A Voz de Lamego», fundado no século passado, continua a ser o principal meio noticioso da diocese.
No artigo publicado na Agência Ecclesia, o Pe. José Alfredo Patrício explica que o site, que se encontra na segunda versão, foi criado em 2002. Além da informação sobre as actividades da diocese, a página possibilita a consulta do inventário patrimonial religioso dos concelhos de Lamego e Tarouca.
A comunicação alarga-se igualmente a um blogue e à presença no Twitter, Facebook e YouTube.
No âmbito do Ano Sacerdotal, começou a ser realizada uma «newsletter», que na sua primeira fase se dirige exclusivamente aos padres da diocese.
Entre os planos para o futuro, destaca-se a constituição de um Gabinete de Imprensa.
Gabinete de Imprensa resultado de apostas na comunicação social no Algarve
O Gabinete de Informação da Diocese foi estabelecido em Março deste ano, com o objectivo de tratar e divulgar a informação relacionada com a diocese.
Samuel Mendonça apresenta a relação com os meios de comunicação regionais e nacionais, assim como a consolidação da presença na Internet, através do site e da adesão a algumas redes sociais como as principais responsabilidades.
Para além de outras presenças na comunicação social, a diocese prevê a criação de novos serviços «online», assim como a abertura de uma televisão que produza conteúdos disponíveis pela Internet.
Gabinete de Imprensa do Funchal gerador de relações
Na diocese do Funchal, o Gabinete de Informação visa dar a conhecer as actividades diocesanas, recolher e produzir notícias, disponibilizar um porta-voz que se relacione com a comunicação social, bem como garantir a gestão da página da Internet, entre outras atribuições.
O departamento assegura igualmente a produção de uma «newsletter» e a presença no Twitter.
Para o seu director, Pe. Marcos Gonçalves, a publicação de um “Boletim Diocesano”, que compilará as intervenções do Bispo, a produção de um noticiário religioso em parceria com a Rádio do Posto Emissor do Funchal e uma maior utilização do YouTube, são alguns dos projectos do gabinete.
(Outros projectos serão apresentados pela Agência Ecclesia)