Diocese do Algarve inicia ano pastoral

Programa será apresentado na peregrinação a Fátima

 

A Igreja do Algarve irá dar início no próximo dia 4 de Outubro, em Fátima, ao novo ano de actividades que terá subjacente o Programa para a sua pastoral, desenvolvido não apenas por um, mas por dois anos: de 2009 a 2011.

Integrado no Programa Pastoral que a diocese do Algarve projectou para o sexénio (2006-2012) que presentemente decorre sob os objectivos gerais “Promover uma pastoral de missão, centrada na experiência de Deus, em Jesus Cristo” e “Edificar, com Maria, uma Igreja evangelizada e evangelizadora”, os dois próximos anos que se irão viver, subordinados à temática “Permanecer, com Maria, em Cristo”, terão como objectivos “Conhecer a Pessoa de Cristo através da palavra escutada e interiorizada” e “Cultivar uma espiritualidade de identidade, unidade e testemunho”.

Os meios operativos previstos para consecução desses objectivos insistem na promoção da Lectio Divina sobre o Evangelho do Ano Litúrgico, uma forma aprofundada de oração a partir da Sagrada Escritura que vem sendo divulgada e usada no Algarve com maior incidência nos últimos dois anos.

“Se o objectivo geral do biénio que terminou nos ajudou a ‘Peregrinar com Maria ao encontro de Cristo’, agora, atentos aos desafios que a passagem da Imagem Peregrina nos fez, abre-se, diante de nós, a experiência sedutora do permanecer com Maria em Cristo, pelo conhecimento da pessoa de Cristo, através duma vivência experiencial, recolhida da palavra escutada que, necessariamente, nos leve a cultivar uma espiritualidade de identidade, unidade e testemunho”, refere o Programa Pastoral a Diocese do Algarve, não esquecendo igualmente a importante vivência universal do Ano Paulino recentemente concluído.

O programa lança desafios para este biénio, direccionados para o cumprimento da missão da Igreja “no aqui e agora do Algarve”, “num contexto marcado pelo fenómeno de profundas, rápidas e alargadas mudanças”. “A experiência pessoal e comunitária de Cristo Ressuscitado, presente na vida das comunidades eclesiais nascidas da evangelização” é a resposta apontada.

E porque as “comunidades eclesiais nascidas da evangelização” “assentam os seus fundamentos na família, Igreja doméstica/transmissora da fé” a Diocese do Algarve irá este ano privilegiar nas três áreas pastorais que acompanham o seu sexénio programático, a realidade da família.

A apresentação do Programa Pastoral para o ano que agora tem início será feita, em traços sintéticos, no decurso da celebração prevista para o Centro Pastoral Paulo VI, no âmbito da Peregrinação Diocesana para entrega da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Redacção/«Folha do Domingo»

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top