Diocese do Algarve edita publicações vocacionais

Que ajudam a compreender o ministério sacerdotal e a descoberta vocacional

A Diocese do Algarve lançou, no início do presente ano pastoral 2010-2011, um conjunto de publicações vocacionais editadas pelo seu Seminário de São José, pelos seus Serviços de Pastoral e pelo seu Secretariado da Pastoral Vocacional.

No caso do Seminário diocesano, as publicações editadas são duas. A primeira, intitulada “Deus é a única riqueza que os homens desejam encontrar num Sacerdote”, tem 56 páginas e surge na sequência do Ano Sacerdotal (2009-2010) com o objectivo de apresentar breves considerações acerca do ministério e vida do sacerdote diocesano.

“Os artigos agora propostos não foram escritos para publicação científica nem pretendem sê-lo de momento. São apenas e só, partilha de inquietações, esperanças, caminhos de evangelização e testemunho de tantas circunstâncias e graças que se desenham no horizonte da vida presbiteral”, refere a nota de abertura acerca daquela compilação de textos que foram apresentados no Ano Sacerdotal.

O livro aborda os temas “«A forma comunitária do Ministério Ordenado» – Pastores em Comunhão de Identidade e missão num mundo em mudança”, “«Ano Sacerdotal – Uma Reflexão» – O Padre hoje”, “«O Presbítero» – Pastor de todos para todos” e “«O Sacerdote» – Pastor da Esperança”.

A segunda publicação daquela instituição é, à semelhança do que aconteceu o ano passado, um opúsculo para distribuição gratuita com o claro objectivo de interpelação vocacional a jovens e adolescentes rapazes. A publicação, que cabe num bolso das calças, procura também informar sobre as acções previstas pela equipa formadora daquela instituição para o ano pastoral de 2010-2011 que se iniciou e estimular as comunidades paroquiais para a oração em prol das vocações de especial consagração.

Com 20 páginas, o pequeno livro, começa por divulgar a mensagem do Bispo do Algarve para a Semana dos Seminários em que D. Manuel Quintas lembra que aquela semana é o “tempo por excelência” para “cultivar e fortalecer a relação familiar” que todos devem nutrir pelo Seminário, como “expressão de corresponsabilidade com a sua equipa formadora” e com os seus seminaristas e pré-seminaristas. O Bispo diocesano alerta ainda que a pastoral vocacional continua a ser uma “opção com particular ênfase” no Programa de Pastoral da Igreja algarvia e que o Seminário “é não só «espaço e tempo» privilegiado de discernimento vocacional, mas apelo permanente, dirigido a todos os sacerdotes, a «reanimar» o dom que Deus lhes concedeu para o serviço do seu povo”. “Esta tarefa, sem deixar de ser pessoal e quotidiana de cada sacerdote, exige igualmente a participação orante de cada comunidade”, acrescenta o prelado.

A publicação interpela ainda directamente os jovens rapazes. “E tu? Quando vais abrir o teu coração a Cristo? Tantos jovens que se questionam… Quando perguntarás ao Senhor: «Que queres de mim?». O mundo…o teu país… o teu Algarve… a tua Igreja… precisa de ti! Responde ao apelo…”, lê-se na publicação, que explica ainda que o Pré-seminário é “um convite à aventura”, “uma proposta para a vida” e “um caminho que nos leva à felicidade…”

Dando a conhecer 13 seminaristas que constituem este ano o Seminário diocesano, divulga ainda o programa de actividades deste ano para o Pré-seminário.

A publicação inclui ainda a divulgação das celebrações de abertura e encerramento do Lausperene Diocesano e uma ficha de inscrição para futuro contacto pelo Seminário.

No caso dos Serviços Diocesanos de Pastoral, a obra que agora saiu do prelo é uma reedição, com 108 páginas, intitulada “Ser cristão”, composta por nove catequeses e uma celebração sobre a natureza e a vida do cristão que abordam os temas “O que é a fé?”, “O Baptismo”, “A Confirmação” e “A Eucaristia”.

Surge na sequência do trabalho feito na diocese algarvia no campo da catequese de adultos. “Há já bastante tempo que a Diocese do Algarve se tem vindo a empenhar na Nova Evangelização anunciada pelo Papa Paulo VI e tão referida e preconizada pelo Papa João Paulo II. Para que possamos ser missionários segundo o mandato do Evangelho (Ide e anunciai o Evangelho) necessitamos de fazer em todos os ambientes a Boa Nova da Salvação de Jesus Cristo. Assim, cada cristão terá de viver conscientemente a sua fé”, começa por explicar a nota de apresentação. “Para ajudar as paróquias neste trabalho de pré-catequização, pareceu-nos útil um pequeno livro editado na vizinha Espanha, diocese de Huelva, que traduzimos, publicámos com a devida autorização em 1991 e que vem agora de novo à estampa depois de revisto e actualizado”, explica-se.

A nota explica ainda que a publicação poderá ser útil também como “etapa de preparação para um processo catecumenal (pré-catecumenato) para baptizados”.

Os primeiros três temas são uma reflexão sobre a vida religiosa, sobre a sua verdadeira natureza. Procuram superar posições e atitudes que não estejam de acordo com o Evangelho. Os seis temas seguintes são uma apresentação dos Sacramentos da Iniciação Cristã e das suas implicações existenciais.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional editou um pequeno calendário desdobrável com as suas actividades para o presente ano pastoral (ver aqui) e, dentro de 15 dias, prevê a edição de uma outra publicação com a compilação de celebrações para vigílias vocacionais.

Samuel Mendonça

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top