Diocese de Portalegre-Castelo Branco vai acolher comunidade verbita

Religiosos acolheram convite do Bispo local, que procura soluções para a escassez de clero

A diocese de Portalegre-Castelo Branco vai passar a acolher, a partir de Setembro, uma comunidade dos Missionários do Verbo Divino.

A iniciativa partiu do Bispo local, D. Antonino Dias, que bateu à porta da Congregação, tentando encontrar soluções para a escassez de clero que afecta aquela zona do país.

A resposta foi positiva e durante este mês, foram nomeados dois sacerdotes, um polaco, Jacek Baginski, e outro indiano, Sebastião Koottiyanickal, para iniciarem aquele projecto.

De acordo com o Superior Provincial dos Verbitas, P. José Antunes da Silva, numa primeira fase “eles irão trabalhar na região de Nisa, colaborando com as paróquias, mas a médio e longo prazo D. Antonino Dias quer que nós trabalhemos também nas áreas da acção bíblica, da pastoral e da animação missionária”.

A Congregação acolheu o chamamento do bispo como uma oportunidade de desenvolver ali a sua missão, “sempre com o apoio dos leigos”. O objectivo passa por, dentro de algum tempo, “constituir uma comunidade onde a palavra de Deus seja o ponto central”, revela o mesmo responsável.

O facto de os dois sacerdotes, que vão para a diocese de Portalegre – Castelo Branco, serem estrangeiros é visto como um sinal muito positivo, que o Superior Provincial gostava que servisse “para abrir a Igreja à universalidade do reino, onde não há fronteiras”.

Os Missionários do Verbo Divino são uma Congregação religiosa e missionária, que integra leigos e clérigos, e foi fundada na Holanda em 1875. A sua acção estende-se por 72 países, sempre numa lógica de trabalho multicultural.

Em Portugal, celebrou em Junho passado 60 anos de existência – com o encerramento dos seminários menores no nosso país, a acção verbita realiza-se sobretudo ao nível das paróquias, em 4 vertentes: no trabalho pastoral, na promoção da justiça e da paz, no estudo da bíblia e na animação missionária.

Em nota publicada na página da Diocese, D. Antonino Dias quis “agradecer, publicamente, à Congregação dos Missionários do Verbo Divino, na pessoa do seu Superior Provincial, Padre José Antunes da Silva” e manifestar  “a alegria pela presença dos seus Padres nesta nossa Diocese”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top