Diocese de Beja recupera Caminho de Santiago e acolhe Seminário internacional

O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHAB), em parceria com a Câmara Municipal de Alvito, acolhe esta Quinta-feira o seminário internacional “O Caminho de Santiago e a Identidade Europeia”.

Durante o encontro será apresentado o “Loci Iacobi – Lugares de Santiago”, projecto reconhecido pela União Europeia que pretende contribuir para a dinamização dos itinerários que conduzem a Santiago de Compostela.

Segundo o DPHAB, é “necessário um esforço concertado, ao nível nacional e internacional, para determinar as vias mais praticáveis e conseguir a sua homologação pelas entidades religiosas e civis, para criar albergues e pontos de apoio (uma das grandes lacunas com que se deparam os peregrinos) e para recuperar e tornar acessíveis os monumentos e outros valores culturais e naturais associados ao Caminho”.

O encontro, que parte de uma reflexão sobre o passado, presente e futuro dos itinerários, dará a conhecer a experiência e as perspectivas das três instituições responsáveis pelo “Loci Iacobi”: Xunta de Galicia, Communauté d’Agglomération de Le Puy-en-Velay – cidade património mundial e ponto de partida da “Via Podiensis”, um dos percursos mais destacados em solo francês – e Diocese de Beja.

Segundo o DPHAB, que assumiu a recuperação dos antigos itinerários que passam pela diocese, assiste-se hoje à revitalização do Caminho no Sul, o que se pode comprovar pelo número de peregrinos, que, apesar de modesto, está a crescer.

Em 2010 assinala-se o Ano Santo Jacobeu, que se celebra quando o dia de São Tiago (25 de Julho) ocorre a um Domingo. A ocasião só voltará a repetir-se em 2021.

Programa 

9h30
Entrega de documentação

10h00
Sessão de abertura 

10h30
Painel 1: O Caminho de Santiago: Redescoberta das Raízes
“Loci Iacobi: Lugares de Santiago, Lieux de Saint Jacques” (M.ª Carmen Pardo – Secretaria para o Turismo da Xunta de Galicia)
“Le Puy-en-Velay, ville européenne de rassemblement et de départ pour St Jacques-de-Compostelle” (Corinne Gonçalves – Vice-presidente do Turismo da Communauté d’Agglomération du Puy-en-Velay)
“Itinerários do Caminho de Santiago no Baixo Alentejo” (José António Falcão – Director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja)

11h30
Intervalo 

11h45
Painel 2: O Caminho de Santiago: Novas Realidades, Novos Desafios
“Aprovechamiento turístico de los Caminos de Santiago” (M.ª Carmen Pardo)
“Le Chemin de St Jacques, un outil de développement local pour l’Agglomération du Puy-en-Velay” (Géraldine Dabrigeon – Animadora da Arquitectura e Património da Communauté d’Agglomération du Puy-en-Velay)
“O Caminho de Santiago e a Peregrinação. Reflexões de um Europeísta” (Pedro Canavarro – Presidente da Fundação Passos Canavarro)

13h00
Sessão de encerramento

Almoço livre 

15h00
Visita de estudo ao concelho de Alvito (em autocarro, mediante inscrição)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top