Diocese de Aveiro prepara Advento e Natal

Propostas dirigem-se a famílias, grupos e comunidades católicas

“Jesus vem! Reza e acolhe” é o lema da caminhada de Advento proposta pela diocese de Aveiro para promover o espírito de oração durante aquele tempo litúrgico e preparar o Natal.

As sugestões deste itinerário, baseadas no livro “Rezar no Advento – Para encontrar o Cristo que vem –  Ano A” (Edições Salesianas), devem ser adaptadas ao contexto local e etário em que são aplicadas.

As famílias são desafiadas a construir presépios nos jardins e no interior de suas casas, bem como a pendurar estandartes alusivos ao nascimento de Jesus nas janelas e varandas.

As reuniões dos grupos católicos devem ser polarizadas em torno de quatro símbolos, correspondentes ao número de semanas do Advento, começando pela lamparina ou lanterna, que simboliza a vigilância pessoal perante a proximidade da última vinda de Cristo.

A água (representando a vida, o caminho e a missão), a sineta (referência ao anúncio da mensagem cristã para o exterior) e o pergaminho fechado (alusão ao acolhimento espiritual e ao convite para a festa) constituem as restantes imagens.

As missas de Domingo devem valorizar aqueles símbolos durante a “acção de graças”, momento que se segue à comunhão eucarística e que antecede o fim da celebração, integrando-os depois no presépio montado em cada igreja.

A Vigararia da Educação Cristã da diocese de Aveiro, entidade responsável pela dinamização desta campanha, quer também criar oportunidades de oração a nível dos arciprestados (conjuntos de paróquias agrupadas por proximidade), especialmente na 3.ª semana do Advento.

Todos os católicos da diocese estão convocados para se juntarem a 18 de Dezembro numa oração integrada na campanha “10 milhões de estrelas – Um gesto pela paz”, que será antecedida de uma mensagem assinada pelo bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos.

A campanha de Advento pretende também vincar a dimensão solidária, especialmente através da iniciativa “10 milhões de estrelas”, coordenada pela Cáritas Portuguesa, cujas receitas, obtidas através da venda de velas, serão dirigidas para crianças desfavorecidas das dioceses de Aveiro e de São Tomé e Príncipe.

As sugestões visam igualmente contribuir para que o Natal cristão ganhe mais visibilidade nos espaços públicos, através da construção de presépios nas ruas, afixação de cartazes e a distribuição de cartões.

Na noite de Natal, as famílias são convidadas a colocar uma vela nas janelas das suas casas, como sinal de paz, justiça, solidariedade e alegria.

A 26 de Dezembro, Domingo em que a Igreja Católica celebra a Sagrada Família (Jesus, Maria e José), as comunidades são chamadas a organizar bênçãos para o agregado familiar ou, em particular, para crianças, mães, idosos ou casais que assinalem as bodas de prata ou de ouro matrimoniais.

A 1 de Janeiro, as missas devem ecoar a mensagem do Papa Bento XVI para o 44.º Dia Mundial da Paz.

Entre 2 e 8 de Janeiro, semana que começa com a celebração da Epifania (manifestação de Jesus ao mundo), os católicos são convocados para o canto das Janeiras.

O site dedicado ao Plano Pastoral da diocese de Aveiro oferece uma síntese dos elementos essenciais do Advento, que começa na tarde deste Sábado e termina a 24 de Dezembro.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top