Diálogo inter-religioso: Vaticano convida budistas para frente ecológica comum

Tema marca mensagem para a festa do Vekash, que lembra principais acontecimentos da vida de Buda

Cidade do Vaticano, 06 mai 2016 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (Santa Sé) publicou hoje uma mensagem dirigida aos budistas, por ocasião da festa do Vekash, convidando os fiéis a uma frente comum em defesa da natureza.

“Budistas e cristãos: promovamos juntos uma educação ecológica” é o tema do documento, divulgado por ocasião do Vesakh/Hanamatsuri, festa que assinala os principais acontecimentos da vida de Buda.

O ponto de partida da mensagem é a encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco, convidando a uma mudança de “estilos de vida”.

“Dado que a atividade humana contribui para a crise das mudanças climáticas, nós, cristãos e budistas, temos de trabalhar juntos para a combater com uma espiritualidade ecológica”, refere o texto.

A festa do Vesakh de 2016 é celebrada em datas diferentes nos vários países de cultura budista (14 de maio ou entre os dias 20 e 21 de maio).

O cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, deixa votos de “paz, tranquilidade e alegria” para os budistas.

“Caros amigos budistas, colaboremos todos para libertar a humanidade do sofrimento causado pelas alterações climáticas, contribuindo para o cuidado da nossa casa comum”, conclui.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top