Diálogo Inter-Religioso: KAICIID comemorou 10 anos do Programa Internacional de Bolseiros, em Lisboa

Padre nigeriano Stephen Ojapah foi bolseiro do Centro Internacional de Diálogo e esteve nesta conferência

Foto: KAICIID

Lisboa, 12 dez 2025 (Ecclesia) – O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID comemorou dez anos do programa internacional de bolseiros com uma conferência e a formatura de 13 pessoas da turma 2025, em Lisboa, onde participou o padre nigeriano Stephen Ojapah, que esteve sequestrado em 2022.

“Merece destaque especial o padre nigeriano Stephen Ojapah, que sobreviveu a um sequestro de 33 dias por bandidos armados. Esta provação aprofundou a sua determinação em combater o extremismo por meio da fé, do diálogo e da aproximação interreligiosa”, explica o KAICIID, num comunicado enviado hoje, dia 12 de dezembro, à Agência ECCLESIA.

O padre Steven Ojapah foi raptado por homens armados em maio de 2022, em Adamawa, no norte da Nigéria, e esteve sequestrado durante 33 dias.

“É o autor de um livro sobre resiliência em conflitos baseada na fé e continua a construir pontes entre comunidades em todo o mundo”, acrescenta o Centro Internacional de Diálogo – KAICIID.

O sacerdote nigeriano Steven Ojapah esteve esta semana em Portugal, onde participou na conferência internacional do Centro Internacional de Diálogo – KAICIID comemorativa do 10.º aniversário do programa internacional de bolseiros, com o tema ‘Uma década de diálogo: transformação, impacto e o caminho a seguir’, realizada dias 9 a 10 de dezembro, em Lisboa.

“Se os últimos 10 anos nos ensinaram alguma coisa, é que a paz duradoura é cultivada localmente, por líderes que compreendem as nuances das suas comunidades, que reconhecem os sinais precoces de alerta e que podem oferecer soluções antes que o conflito se agrave. O diálogo só se torna eficaz quando surge de uma experiência vivida”, disse o secretário-geral Interino do KAICIID, o embaixador António de Almeida-Ribeiro.

Para este responsável, o secretário-geral Interino do KAICIID, a próxima década de diálogo “não será escrita apenas pelas instituições”, mas “por todos os atores” que estavam reunidos na conferência internacional – líderes globais, diplomatas de alto nível, representantes religiosos, organizações internacionais e um número significativo de ex-alunos -, “trabalhando juntos, aprendendo juntos e apoiando-se mutuamente”.

A rede do Programa Internacional de Bolseiros do KAICIID conta com 543 bolseiros de 93 países, e 17 religiões; o padre Steven Ojapah está agora no Reino Unido, na igreja de St. John, em Gravesend, na Arquidiocese de Southwark, e, anteriormente, desenvolveu o seu serviço pastoral na Diocese de Sokoto, na Nigéria.

No dia 4 de dezembro de 2023, a cerimónia de graduação do Programa de Fellowship (programa de bolsas) de desenvolvimento de capacidades para cultivar líderes a promover a paz nas suas comunidades através do diálogo inter-religioso e intercultural, contou com um português, pela primeira vez; nos 69 bolseiros estava João Magalhães, budista.

O Centro Internacional para o Diálogo é uma organização intergovernamental com a missão de “promover o uso do diálogo a nível global para melhorar a compreensão, a cooperação e a coesão social, promove o diálogo entre pessoas de diferentes religiões e culturas para “construir pontes entre comunidades que superam o medo e as animosidades para incutir o respeito mútuo”.

Durante a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, realizada de 1 a 6 de agosto de 2023, o KAICIID organizou uma várias atividades na capital portuguesa.

Em 2022, ficou concluído o processo de transferência da sede do KAICIID – King Abdullah Bin Abdulaziz Center for Interreligous and Intercultural Dialogue – de Viena para Lisboa, no seguimento do Acordo-Sede celebrado entre esta organização e a República Portuguesa, em 2021; o Centro Internacional de Diálogo conta como Estados membros, a Áustria, Espanha, Arábia Saudita e o Vaticano com o estatuto de observador fundador.

CB/OC

“Ou te convertes, ou matamos-te!”

Partilhar:
Scroll to Top