Cidade do Vaticano, 09 dez 2024 (Ecclesia) – O Vaticano vai apresentar esta quinta-feira a mensagem do Papa para o próximo Dia Mundial da Paz 2025, celebrado a 1 de janeiro, com o tema ‘«Perdoa-nos as nossas ofensas: concede-nos a tua paz’.
A conferência de imprensa, pelas 11h30 de Roma (menos uma em Lisboa), vai contar com a presença do cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), acompanhado por Krisanne Vaillancourt Murphy, diretora-executiva da ‘Catholic Mobilizing Network’, uma organização que se dedica à abolição da pena de morte.
O encontro com os jornalistas conta ainda com Vito Alfieri Fontana, especialista na desativação de minas pessoais e antigo fabricante de armas.
A temática escolhida pelo Papa tinha sido anunciada em agosto, pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
“Partindo da constatação da realidade dos conflitos e dos pecados sociais que afligem a humanidade de hoje, olhando para a esperança inerente à tradição jubilar da remoção dos pecados e anulação das dívidas e à reflexão dos padres da Igreja, podem surgir orientações concretas que conduzam a uma mudança muito necessária nos âmbitos espiritual, moral, social, económico, ecológico e cultural”, referia o comunicado.
O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 por São Paulo VI (1897-1978) e é celebrado no primeiro dia de cada ano, com uma mensagem papal.
LS/OC