Dia do Pai: Educadores distinguem-se mais pelo «exemplo» do que pelos «discursos», diz Associação Famílias

Braga, 18 Mar (Ecclesia) – Os educadores distinguem-se mais pelo exemplo do que pelos discursos, considera a Associação Famílias em comunicado enviado à Agência Ecclesia a propósito do Dia do Pai, que se assinala este sábado.

“Um pai é, acima de tudo, um educador”, sendo-o “sobretudo pelo exemplo”, “mais do que pelos discursos”, sublinha a nota de imprensa, acrescentando que “a humanização do mundo só será concretizada através do amor vivido no seio de cada família”.

Depois de salientar que “nos tempos actuais de globalização e rápida evolução é difícil ser pai”, a associação sublinha que ele, “complementando-se com a mãe”, constitui “a pedra basilar do futuro da humanidade”.

Referindo-se à necessidade de a educação dever ter presente o “desenvolvimento do homem todo”, o texto lembra os benefícios da dimensão espiritual no crescimento humano.

“Os cientistas provam que a religião faz bem à saúde” por contribuir para a consolidação do optimismo, aumentar a resistência a “infecções” e reforçar a vertente psicológica, dado que, “segundo dados estatísticos, os crentes são menos depressivos”, indica o comunicado.

A associação sediada em Braga recorda que “há quem relacione o crescente consumo de diversas ‘drogas’ para combater doenças do foro mental ou simples desconforto consigo próprio das gentes ‘ocidentais’ com o seu afastamento da fé religiosa”.

O Dia do Pai é assinalado a 19 de Março, data em que a Igreja Católica evoca a memória de São José, esposo da mãe de Jesus e seu pai legal.

RM

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR