Teresa Paiva Couceiro destaca «faixa etária muito mais desperta» para questões ambientais e ecológicas
Lisboa, 22 abr 2020 (Ecclesia) – A diretora da Fundação Gonçalo da Silveira destacou hoje a adesão dos estudantes aos temas ambientais e ecológicos, no ‘Dia da Terra 2020’ quando a organização ia realizar diversas ações numa escola em Vila Nova de Gaia e no Lumiar.
“Esta faixa etária está muito mais desperta do que as pessoas mais velhas. Os estudantes são mais curiosos, questionam mais, o que é bom, é mais interessante, mais estimulante, e importante sobretudo nesta altura”, disse Teresa Paiva Couceiro em declarações à Agência ECCLESIA.
A diretora organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) Fundação Gonçalo da Silveira, que ia estar numa escola em Vila Nova de Gaia, sublinha que os estudantes “questionam muito” e realça que a “fase do porquê já não é quando eram pequenos”, e nestas idades, nas escolas aparece muito e é importante”.
Teresa Paiva Couceiro ia “fazer um pequeno vídeo, usar os recursos pedagógicos” da fundação e “lançar questões” para a partir das respostas “abrir o debate e conversar”: “Qual é o ecossistema em que vivemos e como é que estamos a cuida-lo? Como é que podemos fazer para que seja diferente e como podemos transformar o caminho que estamos a levar?
As iniciativas dedicadas ao ‘Dia da Terra 2020’ nas escolas por causa do isolamento social causado pela pandemia Covid-19 realizam-se através dos meios online, e a ONGD ligada à Companhia de Jesus (Jesuítas) enviou os conteúdos para os estabelecimentos de ensino.
A diretora da Fundação Gonçalo da Silveira explica que têm um sítio online específico “muito alimentado para a rede de professores e educadores”, o M=igual, e as escolas “iam estar muito ativas nestas questões do Dia da Terra”.
“Temos sentido um crescer neste acesso virtual a este tipo de material, as pessoas estão em casa e têm que ir encontrando formas criativas de responder”, adianta.
Na entrevista à Agência ECCLESIA, Teresa Paiva Couceiro comentou também o ‘Manifesto por uma Recuperação Económica Justa e Sustentável em Portugal’, que a Fundação Gonçalo da Silveira subscreveu, com diversas organizações não-governamentais para o desenvolvimento, empresas e pessoas em nome individual.
No âmbito do ‘Dia da Terra 2020’, o Papa lançou hoje uma mensagem ecológica, alertando para a destruição da natureza e o perigo que essa devastação representa para a humanidade.
No 5.º aniversário da sua encíclica ecológica e social, Francisco convocou uma Semana “Laudato Si”, de 16 a 24 de maio, e a diretora da ONGD católica lembra ainda que fazem parte da ‘Rede Casa Comum’ e vão realizar diversas iniciativas neste contexto.
A Fundação Gonçalo da Silveira atua na formação de educadores, reflexão e produção de conhecimento sobre transformação social, no contributo para a “definição de políticas públicas e na promoção do bem-estar de diversas comunidades”.
CB/OC