Dentro do Facebook

«Qualquer entidade que decida comunicar conteúdos através da internet, não dispensa a sua presença nesta rede social virtual»

Originalmente denominado TheFaceBook, é uma plataforma criada em 2004 pelo americano Mark Zucherberg, na época em que era aluno da Universidade de Harvard. O grande objectivo passava por ser uma aplicação direccionada a uma faixa etária que correspondia aos alunos que estavam a sair do secundário e os que estavam a entrar na universidade. 

O Facebook funciona somente através de comunidades e perfis de utilizador, sendo que é através dessas características que os utilizadores se vão interligando. Este sistema, comparativamente a outros é muito mais privado, dado que somente os utilizadores que fazem parte da mesma rede podem aceder ao perfil uns dos outros. Uma das principais inovações significativas e que vieram potenciar esta plataforma, foi o facto de permitir que sejam criadas aplicações proprietárias, que depois vão ser instaladas somente por aqueles que assim o pretendam. O uso dessas aplicações é actualmente uma das formas de personalizar e aprofundar cada vez mais os perfis.

Para se tornar utilizador desta aplicação, é necessário o registo numa rede, que pode ser a escola ou universidade que frequenta ou que já frequentou, ou até a rede do local de trabalho, entre outras. Depois deste registo será relativamente fácil fazer contactos com os restantes membros da mesma rede. É muito popular no Canada, Egipto, Líbano, Noruega, Panamá, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Inglaterra e Estados Unidos da América, onde o actual Presidente dos Estados Unidos, utilizou esta rede social durante a sua campanha eleitoral, com resultados positivos e comprovados. Como prova da sua popularidade, a Microsoft pagou 240 milhões de dólares por 1.6% das suas acções. Actualmente, disponibiliza aplicações interessantes, desde jogos, criar animais de estimação ou até jardins virtuais, não esquecendo outras de carácter menos lúdico.

Concluindo, o Facebook atingiu um nível tal de popularidade que, qualquer entidade que decida comunicar conteúdos através da internet, não dispensa a sua presença nesta rede social virtual.

 

Fernando Cassola Marques

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