«D. João Pereira Venâncio – Servir em tempos de mudança» recorda vida do antigo bispo de Leiria-Fátima

O Santuário de Fátima lançou a obra “D. João Pereira Venâncio – Servir em tempos de mudança”, colectânea das conferências proferidas em 2004, por ocasião do primeiro centenário do nascimento do antigo bispo de Leiria-Fátima.

O prelado distinguiu-se por prosseguir o trabalho de difusão da mensagem resultante das aparições marianas de 1917, na Cova da Iria, tendo-se também evidenciado enquanto formador de sacerdotes, educador, bispo e monge.

Além de uma síntese cronológica que abrange a biografia e os acontecimentos mais relevantes da época, o livro inclui o programa completo das celebrações que em 2010 evocam o 25.º aniversário da sua morte, ocorrida a 2 de Agosto de 1985.

D. João Venâncio foi ordenado padre em 1929, no seguimento dos seus estudos de filosofia e teologia na Universidade Gregoriana, em Roma, e em 1954 foi nomeado bispo auxiliar de Leiria-Fátima.

Em 1 de Março de 1957 entregou na Nunciatura Apostólica (representação diplomática da Santa Sé), em Lisboa, o sobrescrito com a terceira parte do segredo revelado às três crianças durante as aparições de 1917.

A carta escrita a 3 de Janeiro de 1944 pela Irmã Lúcia, à data a única testemunha viva dos acontecimentos, foi posteriormente levada para o Vaticano.

Em 1958, D. João Venâncio tomou posse da diocese de Leiria-Fátima, cargo que ocupou até 1972, tendo sido durante esse período que contribuiu para a concretização da primeira visita de um Papa a Portugal – Paulo VI -, realizada a 13 de Maio de 1967, meio século depois da primeira aparição.

Santuário de Fátima / Agência Ecclesia

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top