Cultura: Vaticano e Museu Judaico de Roma promovem exposição conjunta

Cidade do Vaticano, 22 fev 2017 (Ecclesia) – Os museus do Vaticano e a comunidade judaica de Roma promovem uma exposição conjunta dedicada à história da Menorah, o candelabro judaico de sete braços, que está patente em vários estilos de arte.

A Rádio Vaticano destaca que uma das peças mais apelativas é um baixo-relevo de uma Menorah, da região da Galileia, do século I, e vai poder ser visitada entre 15 de maio e 27 de junho.

O espaço do Braço Carlos Magno, na Praça São Pedro, vai expor 120 peças enquanto o Museu Judaico de Roma apresenta 10 obras dedicadas ao candelabro judaico de sete braços.

A exposição vai poder ser visitada a partir de 15 de maio até 27 de junho e entre os museus que emprestaram peças estão, por exemplo, o Louvre, na França, e a Galeria Nacional de Londres.

A concretização do projeto “foi possível graças às boas relações” entre judeus e católicos e na exposição apresentada no Museu Judaico de Roma, com a presença da sua responsável Alessandra Di Castro, estava a diretora dos Museus do Vaticano.

A emissora católica recorda que Bárbara Jatta, na primeira conferencia de imprensa onde falou sobre alguns projetos para este ano, antecipou esta mostra: “Seremos os hostess nesta sede e haverá uma sede também no Museu Judaico”.

Na altura, a diretora dos Museus do Vaticano disse também que Lisboa vai acolher uma exposição por ocasião da viagem do Papa Francisco a Fátima, em maio, no Centenário das Aparições na Cova da Iria.

O Museu Judaico fica ao lado da Sinagoga de Roma que foi visitada por São João Paulo II em 1986, o Papa emérito Bento XVI em 2010 e em 2016 pelo pontífice argentino.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR