Cultura: É fundamental «que a religião não esteja como um gueto nas editoras e livrarias»

Henrique Mota, diretor da Principia Editora, aborda presença na 87.ª Feira do Livro em Lisboa

Lisboa, 06 jun 2017 (Ecclesia) – O diretor da Principia Editora destaca a importância da temática religiosa estar presente na Feira do Livro de Lisboa, que está a decorrer até dia 18 de junho em Lisboa, e que é “a maior feira do livro da Europa”.

Em entrevista ao Programa ECCLESIA da Antena 1, que pode ser acompanhada hoje às 22h45, Henrique Mota considera fundamental “que a religião não esteja como um gueto nas editoras e livrarias”.

Nesse sentido, ganha ainda maior relevância o facto de marcar presença na Feira do Livro, no Parque Eduardo VII, que é visitada por “meio milhão de pessoas”, ou seja, “cinco por cento da população portuguesa”.

“Isso também é importante, porque é também uma presença e uma afirmação de cidadania num mundo que hoje é muito laico. É um momento especial da presença da fé na cidade”, aponta aquele responsável.

Outra das particularidades mais vincadas deste certame, para Henrique Mota, é a oportunidade de “reapresentar ao público livros que já não estão nas livrarias”, uma vez que “têm uma vida muito curta nas bancas” e assim podem ser captados de novo pelo olhar do leitor que os procura.

“Se as pessoas vão todas comprar livros? Provavelmente não vão. Mas vão todas ver livros e um dia mais tarde, provavelmente comprarão algum que viram”, realça o diretor da Principia Editora.

Sobre as propostas que esta editora generalista está a apresentar na Feira do Livro, Henrique Mota destaca publicações que sairam recentemente sobre Fátima (e mais sairão até setembro e outubro), como as obras ‘O século de Fátima’, de João César das Neves, ‘Os Pastorinhos de Fátima: Iguais a todos, iguais a nós’, de Madalena Fontoura e ‘Lúcia, a pastorinha de Fátima’, uma biografia oficial infantil da vidente, de Teresa Ameal, e ainda ligado à Cova da Iria, um livro intitulado ‘Rezar o terço com o Papa Francisco’, com meditações do Papa argentino.

Ainda na temática religiosa, destaque para duas obras do cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino, ‘Deus ou nada’ e ‘A força do silêncio’.

A Principia Editora está representada na Feira do Livro em Lisboa através do pavilhão D37, que reúne obras com a chancela de editoras como a Lucerna, esta de cariz religioso, e outras como as editoras Sete Mares, Sopa de Letras e a Tribuna da História.

Esta semana o Programa Ecclesia na Antena 1, a partir das 22h45, revela propostas para a 87.ª edição da Feira do Livro, que está em curso no Parque Eduardo VII, em Lisboa, até dia 18 de junho.

OC/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top