Cuba: Bento XVI chega a Havana

Papa cumprimentou jovens que o esperavam na capital cubana

Havana, 27 mar 2012 (Ecclesia) – Bento XVI chegou hoje à capital cubana, Cuba, onde se vai encontrar esta noite com o presidente Raúl Castro, no segundo dia da sua visita à ilha.

O voo que trouxe o Papa desde Santiago de Cuba aterrou pontualmente pelas 12h00 locais (mais seis em Lisboa), após uma viagem de 90 minutos e 750 km.

O Papa foi recebido pelo cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana, e por um grupo de crianças, jovens músicos e alunos de escolas de ballet, rumando depois para a nunciatura apostólica (embaixada da Santa Sé), que vai ser a sua residência na capital cubana, até quarta-feira, dia em que se conclui a primeira visita de Bento XVI à ilha.

Junto ao edifício encontravam-se vários jovens católicos, que se tinham concentrado ao início da manhã, aos quais o Papa dirigiu uma saudação, desde a varanda.

Às 17h30, o Papa vai fazer uma “visita de cortesia” a Raúl Castro no Palácio da Revolução, acompanhados pelas respetivas delegações.

A Santa Sé adianta que Bento XVI e Raúl Castro se vão encontrar em privado, seguindo-se cumprimentos a familiares – sem confirmar a presença do antigo líder cubano, Fidel Castro, irmão do atual presidente – e a troca das tradicionais ofertas, antes da saudação à imprensa, na entrada principal Palácio.

O primeiro dia de visita ficou marcado pela missa que reuniu 250 mil pessoas, em Santiago de Cuba, durante a qual foi detido um homem que “gritou algumas palavras contra o comunismo e a favor da liberdade” ao tentar aproximar-se do altar, segundo o porta-voz do Vaticano.

“Penso que era um protesto da oposição”, disse o padre Federico Lombardi, em conferência de imprensa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top