Centenas assinalaram passagem da Cruz das JMJ por Lisboa
A igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, acolheu esta Terça-feira a cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que entre 8 e 20 de Agosto está a percorrer várias dioceses de Portugal.
De acordo com o site do Departamento da Pastoral Juvenil do Patriarcado, centenas de pessoas passaram pela igreja a partir das 15 horas, com a missa celebrada às 21h30 a congregar mais de meio milhar de fiéis.
O encontro, dirigido especialmente aos jovens das dioceses de Lisboa e Setúbal, começou com a procissão e entronização da cruz, à luz de velas, tendo-se seguido um longo tempo de adoração durante o qual os fiéis ajoelharam em frente da representação da crucificação de Jesus, tocando-a com as mãos e a fronte.
Os momentos de silêncio foram pontuados com cânticos, passagem de vídeos sobre as Jornadas e leitura de textos alusivos ao tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, que marcará o próximo encontro mundial da juventude católica, marcado para 16 a 21 de Agosto de 2011, em Madrid.
O padre Carlos Gonçalves, director do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Lisboa (SDPJL), definiu o momento como “uma oportunidade de comunhão com muitas pessoas, que em tantos anos, também contactaram com a Cruz”, algo que dá aos jovens “uma perspectiva diferente do que é ser Igreja”.
Este símbolo, aparentemente de morte, é na verdade “um sinal de ressurreição e de vida, que nos desarma”, considera o sacerdote, acrescentando que “diante da Cruz, há pessoas que mudam a sua vida”.
A passagem da Cruz dos Jovens por Lisboa foi também um convite à participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, que se realiza em Madrid, no próximo ano, de 16 a 21 de Agosto.
A diocese de Lisboa já se encontra a preparar o evento, tendo lançado o seu programa no passado dia 15.
“Esperamos contar com a participação de cerca de 1500 jovens”, revela o padre Carlos Gonçalves”.
A proximidade geográfica desta JMJ, pode fazer com que os jovens “peguem no carro e vão até Madrid, cada um por si”. Por isso o director do SDPJL deixou um apelo para que todos encarem o evento como “uma ocasião para caminharem em conjunto”.
Garantida está já a participação na fase das pré-jornadas, que começam dia 11 de Agosto de 2011. O grupo de Lisboa vai ser acolhido pela diocese de Zamora.
O itinerário que a cruz e o ícone de Maria, Mãe de Jesus, têm percorrido desde 1983 por centenas de países e cidades de todo o mundo é um sinal do vínculo que une a juventude a Cristo e a Igreja Católica.
“Sinto que não estou sozinha. Apesar de todas as diversidades e adversidades, caminhamos juntos”, referiu à ECCLESIA Filomena Jacinto, da Paróquia de Mafra, acrescentando que “Cristo tem muitos jovens com Ele”.
A trabalhar em Lisboa mas proveniente da diocese do Algarve, Eulálio Patrício recorda-se da “multidão enorme de jovens” que testemunhou a passagem da cruz em Faro, no ano de 2003, numa celebração “que demorou três horas”.
Para este jovem habituado às Jornadas Mundiais da Juventude – a de Madrid será a quinta, depois de se ter estreado em 1997 – a presença da cruz na sua diocese “foi um momento muito intenso”.
Os sentimentos vividos pelos jovens que se aproximam da cruz e se detêm em oração diante dela revelam uma forte energia e vibração: Eulálio Patrício, por exemplo, sublinha que se sente “uma força interior muito grande”.
A cruz da JMJ chega hoje a Ponta Delgada, nos Açores, onde permanecerá até Quinta-feira.