43 mil crianças europeias carenciadas passam férias diferentes em Paris

No dia 19 de Agosto, 3000 crianças de toda a Europa (Bélgica, Portugal, Bulgária, Alemanha, Roménia, Espanha, Itália, Letónia, Polónia, República Eslovaca e Reino Unido) vão comemorar em Paris o final das férias que passaram em conjunto com 40 mil crianças francesas, numa festa com várias actividades.

Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o objectivo deste programa, desenvolvido há mais de 30 anos pela organização não-governamental francesa “Secours Populaire Français, é proporcionar a crianças originárias de ambientes desfavorecidos alguns dias de descanso longe de casa e dos problemas quotidianos que enfrentam.

Cerca de 30 crianças portuguesas estão também presentes nestas actividades, acompanhadas por técnicos do Instituto de Apoio à Criança (IAC), Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Emergência Infantil – Refúgio Aboim Ascensão e da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, organizações que fazem parte da Rede de acção social europeia (ESAN).

O programa, preparado no âmbito do Ano Europeu 2010 do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, integra várias actividades e permite dar a conhecer aos participantes os principais locais culturais e de lazer da capital francesa, como o Museu do Louvre, o castelo de Versalhes e o Stade de France.

No final da manhã de dia 19 de Agosto, o “Dia do Regresso a Casa”, as crianças vão reunir-se no Champ-de-Mars para um piquenique e uma largada de balões, seguida de um espectáculo de rua com mais de 100 artistas, organizado pelo director teatral Jean Berthaud.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top